Região Centro-Serra busca aproximação com a Cooperativa Languiru

No mês de novembro a Cooperativa Languiru recebeu a visita de representantes de Secretarias da Agricultura e prefeituras de municípios da região Centro-Serra. A iniciativa partiu da Associação dos Secretários da Agricultura da região, composta pelos municípios de Arroio do Tigre, Cerro Branco, Estrela Velha, Ibarama, Jacuizinho, Novo Cabrais, Lagoa Bonita do Sul, Lagoão, Passa Sete, Salto do Jacuí, Segredo, Sobradinho e Tunas. Desses, apenas Salto do Jacuí não esteve representado na visita, coordenada pelo secretário da Agricultura do município de Segredo, José Batista Robattini.

“Estamos buscando incentivos e alternativas para os produtores rurais da nossa região, com a implantação de novas culturas e a substituição gradual do fumo. Precisamos agir coletivamente para suprir essas deficiências”, disse Robattini.

O grupo ainda esteve acompanhado pelo secretário de Estado adjunto do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Antônio Gilson de Brum, ex-aluno do Colégio Teutônia que conhece a região e a Languiru de longa data. “Sei da força e da credibilidade da Languiru, uma das grandes responsáveis pelo desenvolvimento do Vale do Taquari. Por isso buscamos esta aproximação com a cooperativa, que sabe como atuar em pequenas propriedades rurais e é hoje uma das cooperativas mais importantes do Rio Grande do Sul.”

Força do cooperativismo

O grupo foi recepcionado pelo presidente da Languiru, Dirceu Bayer, vice-presidente Renato Kreimeier, pelo coordenador do Setor de Suínos do Departamento Técnico da Languiru, Beto Markus; pelo gerente da Indústria de Laticínios, Lauri Reinheimer; e pela encarregada da qualidade da unidade industrial, Patrícia Dick Haas.

Na ocasião, os visitantes puderam conhecer as instalações da indústria e, à tarde, acompanhados do coordenador do Setor de Leite do Departamento Técnico, Fernando Staggemeier, e do técnico em agropecuário Mauro Aschebrock, visitaram propriedade rural do associado Stefan Richter, em Linha Ernesto Alves, município de Imigrante, produtor de gado de leite e suínos.

“Vivemos um momento muito importante na história da Languiru, fruto de muito trabalho e união de esforços que contribuem para o desenvolvimento econômico e social dos municípios em que a Languiru tem atuação”, disse Bayer, ressaltando a diversificação da cooperativa, a atenção especial com a qualidade e a agregação de valor à matéria-prima.

Kreimeier reafirmou a importância do quadro social e dos colaboradores. “Quem faz a cooperativa são as pessoas, por isso investimos muito na qualificação e educação de associados e funcionários, com bolsas de estudo e o recente Programa de Sucessão Familiar. São ações como essas que nos permitiram reduzir a idade média dos associados de 58 anos para 49 anos, contribuindo para a permanência dos jovens no campo.”

Região Centro-Serra

Conforme números apresentados pela Associação dos Secretários da Agricultura, a região Centro-Serra possui 13,4 mil propriedades rurais, cuja maior cultura é a soja, com 79,3 mil hectares cultivados e uma produção de 235,5 mil toneladas por ano. Além disso, ainda há o plantio de milho, feijão, fumo, trigo, arroz irrigado, aveia e azevém. Há ainda 707 produtores de leite, com produção de 31,7 milhões de litros por ano.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...