Rebanhos regionais de gado leiteiro se destacam em concurso na FestLeite

Uma das principais atrações da 5ª FestLeite, realizada entre os dias 24 e 27 de abril, foi a exposição e julgamento do gado leiteiro. O setor contou com a participação de mais de 160 animais vindos de várias regiões do Estado, que participaram de diversos concursos. O produtor Clair Arossi, do Distrito de Itapuca, participou pela terceira vez da feira e mais uma vez seus animais foram destaques. Nas edições anteriores, ele conquistou os prêmios do concurso leiteiro da cidade, premiação de grande campeã vaca cinco anos, segundo e terceiro lugares de melhor ubre da feira, entre outros.

Neste ano, com oito animais, sendo seis holandesas e duas Jerseys, o produtor levou mais prêmios para a coleção. Para ele, participar da feira é importante para mostrar o potencial do rebanho. “Aqui podemos divulgar a nossa genética. Além disso, é uma forma de valorizarmos a festa do nosso município e de adquirir mais conhecimentos, pela troca de experiências com outros produtores”, comenta. Arossi se diz orgulhoso com o reconhecimento. “É o resultado da dedicação e do trabalho na propriedade, onde sempre buscamos aperfeiçoar e melhorar o produto”, emenda.

Outras feiras

Há sete anos na atividade, ele herdou a função do sogro, que já está há mais de 20 anos na bacia leiteira. “Neste tempo, buscamos melhorar a genética e as formas de produção. Invisto no leite pela paixão que tenho e também pela renda mensal que proporciona”, destaca. O produtor planeja, no futuro, poder participar de feiras fora do município. “Hoje não é possível devido à falta de mão de obra. Mas, mesmo assim, sempre estou frequentando cursos, palestras e treinamentos”, ressalta. Na propriedade, a família conta com 35 animais em lactação, que são responsáveis por uma produção diária de 900 litros de leite.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...