Quatro novas empresas preparadas para o mercado

Após um processo de três anos de incubação, quatro empresas vinculadas à Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates) possuem, agora, uma nova forma de relação com a incubadora e com o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates). Foi realizada, na última quarta-feira, dia 15, a cerimônia de graduação das empresas Parisotto Economizadores de Energia, Qualy Vida Temperos, TG Engenharia Empresarial e Customers Consultoria em Pesquisa e Diagnóstico.

A partir de agora, as quatro empresas estão graduadas e duas delas – Customers e TG Empresarial – continuarão como residentes do Parque. Atualmente, a Inovates conta com 13 incubadas, sendo 11 delas internas e duas externas, gerando quase 200 empregos diretos e indiretos, além de receita bruta de cerca de R$ 18 milhões.

Na ocasião, os representantes das empresas comentaram sobre suas áreas de atuação e sua experiência de incubação na Inovates. Em seguida, receberam os certificados de graduação. De acordo com o reitor da Univates, professor Ney Lazzari, a cooperação é uma característica comum no Vale do Taquari e permite que a região cresça e se desenvolva cada vez mais. “A cooperação feita aqui na Inovates ou mesmo nas trocas em sala de aula, na cooperação com seus colegas, mostra que é isso que leva esta região adiante”, destacou ele.

O vice-reitor e presidente da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates), professor Carlos Cyrne, comentou sobre a transferência de credibilidade realizada na relação com as empresas incubadas. “Nós, Univates, somos fruto de um espírito empreendedor, de um momento que também foi de muito trabalho e, agora, ao longo desses mais de 40 anos, somos procurados por vocês, que buscam nosso auxílio, mas também nos desafiam a sermos melhores a cada dia”, ressaltou.

O evento também contou com a presença do prefeito de Lajeado, Luís Fernando Schmidt, do diretor administrativo do Tecnovates, Eloni Salvi, e do coordenador da Inovates, Rogério Kober, além das pró-reitoras de Desenvolvimento Institucional, Julia Barden, e de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Maria Madalena Dullius.

Saiba mais sobre as empresas

Uma das quatro empresas graduadas na última quarta-feira é a Parisotto Economizadores de Energia, que trabalha com a geração de energia a partir da queima do gás metano proveniente de dejetos suínos. Sua principal missão é desenvolver soluções tecnológicas inovadoras, renováveis e econômicas, aproveitando o biogás com eficiência.

Com ingredientes selecionados e utilizando baixo teor de sódio, a Qualy Vida Temperos representa a área alimentícia. Sua produção é focada em temperos desenvolvidos a partir de alimentos orgânicos. Já a TG Engenharia atua na área de projetos industriais, oferecendo soluções por meio de avaliação da malha operacional e desenvolvimento de projetos de gabaritagem do sistema produtivo.

Com o objetivo de identificar o nível de atendimento no momento da compra no varejo, a Customers Consultoria em Pesquisa e Diagnóstico atua em auditoria oculta, comparando um empreendimento com os seus concorrentes e gerando ações para a melhoria contínua. Detalhes podem ser conferidos pelo site www.inovates.com.br, pelo telefone (51) 3714-7017 ou pelo e-mail inovates@univates.br.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...