Quarto encontro com jovens produtores da Languiru destaca avaliação das propriedades rurais

A Associação dos Funcionários da Languiru voltou a sediar encontro do Programa de Sucessão Familiar da Cooperativa Languiru, desta vez no dia 20 de março. Cerca de 90 jovens associados e filhos de associados participaram da quarta reunião do grupo, onde foi abordado o tema “Avaliação Patrimonial e seu uso”, sob a coordenação do consultor em gestão de empreendimentos rurais e em pesquisa, professor Lucildo Ahlert.

Atenção para os detalhes

Ahlert destacou métodos para calcular os ativos e passivos da propriedade rural, dentre eles o levantamento patrimonial e o balanço mensal. Classificou a contabilidade como “essencial” para registrar a parte financeira da propriedade e ter maior controle sobre o agronegócio. “Quando compramos um carro, com o tempo, ele vai depreciando e todo ano ele precisa ser reavaliado”, comparou.

O professor destacou a importância de se calcular periodicamente o valor de terras, benfeitorias, máquinas e veículos da propriedade. Ahlert ainda explicou a diferença de contas a pagar e receber no curto e no longo prazo. “Devemos buscar a distribuição justa dos resultados na propriedade”, aconselhou.

Na última atividade do dia, os jovens foram divididos em pequenos grupos e calcularam a depreciação de duas propriedades fictícias. O próximo encontro está agendado para o dia 17 de abril, às 9h30min, e terá por tema “Gestão Patrimonial: balanço da propriedade”.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...