Público de 8,2 mil pessoas prestigia gastronomia da Suinofest 2014

Após dois finais de semana de comida saborosa, música e diversas atrações, a Suinofest 2014 foi encerrada oficialmente neste domingo, dia 15. O evento, que tem como mascote o porquinho Buti, foi realizado nos dias 6, 7, 8, 14, 15 e 16 de junho, no Parque João Batista Marchese, e reuniu 8.269 visitantes no Salão Gastronômico e cerca de 30 mil pessoas no Festival de Compras e Espaço Cultural, na área externa.

Em seis dias, segundo os coordenadores da gastronomia Claudio Pivatto e Thiago Fachinetto, foram consumidas 1,6 toneladas de Leitão a Encantado; 1,3 toneladas de carne suína; 1,4 mil quilos de polenta; seis mil unidades de pasteis; 300 unidades de joelho de porco e cinco mil litros de bebidas em geral.

Na avaliação do presidente da Suinofest 2014, Admir Lorenzon, o evento atingiu as expectativas. Ele foi o primeiro suinocultor a presidir o evento em 13 edições já realizadas. “Desde quando aceitei assumir este desafio, citei que o fardo se tornaria menos árduo com a colaboração de todos. E foi isso o que aconteceu. Contamos com uma excelente equipe envolvida e comprometida, além do público que compareceu e fez a festa se tornar ainda melhor.”

Para a presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e), entidade realizadora da Suinofest, Renata Galiotto, definiu o evento como um sucesso. “Precisamos enaltecer todos os que trabalharam e se envolveram na festa, e também ao público, que mesmo em função da chuva, esteve conosco, participando e prestigiando a programação com muita alegria e entusiasmo todos os dias”, ressaltou.

A Suinofest 2014 foi uma realização da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e) com parceria da Lume Organização de Eventos, da Prefeitura Municipal de Encantado e patrocínio máster de Dália Alimentos e do Sicredi.

Ano do centenário

O empresário Marcos Tonin será o presidente da Suinofest 2015. Ele é o atual vice-presidente da Aci-e e adianta que a festa do próximo ano terá novidades. Entre elas, o engajamento da Suinofest nas programações alusivas ao centenário de Encantado.

Conforme Tonin, a ideia é integrar os municípios que se emanciparam de Encantado, de forma temática na Suinofest. “Queremos lançar um movimento para que todos se engajem de uma forma diferente, fazendo um convite especial às comunidades destes municípios”, adiantou, informando que a meta é somar a tudo o que já foi feito nas edições anteriores da Suinofest.

Família presente pela primeira vez

A idosa Vera Salvatori (80) e a filha Marlene (56) deixaram São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha, para participar, pelo primeiro ano, da Suinofest. Elas estiveram acompanhadas do irmão de Vera, Júlio César (64), esposa Elizia (54) e filha Luciane (31), que moram em Porto Alegre.

Depois da aposentadoria, a ex-aeromoça Marlene disse que queria conhecer todas as festas do Estado. Sempre acompanhada pela matriarca, Marlene disse que faltava ainda visitar Encantado. “Chegamos à tarde, visitamos a feira e adoramos a sistemática da Suinofest. Os queijos são espetaculares e a cidade é linda. Ficamos encantados”, elogiou.

Vera, mesmo de bengala para auxiliar na locomoção, não se intimidou em ficar em pé e aproveitou cada minuto na festa. “Comer é uma das coisas melhores que se tem para fazer. Adoramos festas gastronômicas, comidas diferentes e lugares acolhedores, por isso gostamos muito daqui e pretendemos voltar”, completou a octogenária.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...