Propriedade de Forqueta recebe produtores de outros municípios

Com o objetivo de trocar experiências e conhecer in loco as melhorias executadas nas propriedades rurais, por meio do Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários (Pisa), os município de Arroio do Meio, Travesseiro, Anta Gorda e Arvorezinha fizeram um intercâmbio entre produtores rurais inseridos no Programa. A programação aconteceu em dois momentos, com Dias de Campo em propriedades de Anta Gorda e Arvorezinha, quinta-feira, dia 23, e em Arroio do Meio e Travesseiro, sexta-feira, dia 24.

O Dia de Campo no município foi realizado na propriedade da família Berwanger, em Forqueta. Exemplo de sucessão familiar, a propriedade é gerenciada pelo casal Carlos e Ana Berwanger e os filhos Bruno (25) e Samuel (18). Com média de produção mensal próxima a 17 mil litros, a família está inserida no Programa desde sua implantação, em 2013, e aplicou técnicas que permitiram melhorar e ampliar a produção de pastagens. “Essa troca de experiências com outros produtores é muito positivo. Com o diálogo, a troca de ideias e ver na prática outras propriedades, um aprende com o outro”, afirma Ana.

Saiba mais

O Pisa é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), desenvolvido no Estado pelo Programa Juntos para Competir (Farsul, Senar e Sebrae), em parceria com as universidades federais do Rio Grande do Sul e do Paraná e Prefeituras Municipais. Foi desenvolvido para debater tecnologias sobre adequação do processo produtivo em propriedades rurais e estimular a produção sustentável de alimentos seguros com qualidade. Em Arroio do Meio foi implantado em 2013, e conta atualmente com 18 produtores participantes. Os principais objetivos são melhorar o manejo e a produção da propriedade, visando reduzir custos, aumentar a produção e a lucratividade do produtor rural.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...