Projeto Sucessão Familiar da Dália: Alunos apresentarão projetos a Conselho de Administração

O trabalho com os jovens participantes da Turma 2 do Projeto Sucessão Familiar da Dália Alimentos está se desenvolvendo em ritmo intenso. Todo conteúdo aprendido nos últimos 15 meses de aulas está sendo compilado em um projeto que cada jovem está finalizando para sua respectiva propriedade.

Estes projetos serão uma espécie de trabalho de conclusão das aulas da turma e serão apresentados aos nove conselheiros de Administração da Dália Alimentos, na próxima reunião do Conselho, nesta quinta-feira, dia 21.

Conforme o professor que ministra as aulas do Projeto Sucessão Familiar, consultor em Pesquisas e Gestão Empresarial, Lucildo Ahlert, foram desenvolvidos sete projetos, três na área da suinocultura e quatro na área da bovinocultura leiteira. Ele explica que os projetos buscam adequar as atividades no sentido de melhorar os resultados financeiros e, em alguns casos, projetar aumentos de produção. “Todos os projetos serão analisados para que apresentem viabilidade técnica e econômica e que possam ser aplicados na propriedade de acordo com as possiblidades do planejamento de necessidades da Dália Alimentos”, explica.

Ainda de acordo com o professor, estes projetos irão inserir os jovens como parceiros nas propriedades dos pais, prevendo, a partir da implementação das ações previstas, a participação nos resultados para que, gradativamente, obtenham independência financeira, eliminando a dependência direta dos pais.

Quanto à apresentação para os membros do Conselho de Administração, o docente acredita que será a oportunidade da direção da cooperativa conhecer as ações resultantes das aulas, que propiciam o início de uma nova realidade profissional para os jovens rurais.

Encontro em junho

Em junho, a Turma 2 voltará a reunir-se para um encontro de avaliação de todas as ações desenvolvidas durante os meses de aula do projeto. Haverá apresentação dos aspectos positivos e negativos, sugestões e melhorias. Já no mês de julho, como ponto culminante, ocorrerá uma confraternização com formatura e entrega de Certificado de Conclusão em Formação e Implantação de Gestão em Empreendimentos Rurais Familiares aos alunos que frequentarem as aulas.

Turma 3

Além da Turma 2, estão em andamento os encontros da Turma 3. O grupo está produzindo os primeiros resultados, a partir do levantamento de dados e da implantação de um sistema de controle. Os 12 integrantes já realizaram o balanço patrimonial em cada propriedade e estão organizando os dados dos custos de cada atividade e do fluxo de caixa nas propriedades.

A partir de séries históricas mensais ou por lote, conforme cada caso, serão gerados os indicadores técnicos, econômico/financeiros e gerenciais para cada atividade. “Definidos esses indicadores, pode-se partir para análises de melhorias e possiblidade de incremento de produção para cada atividade, bem como estabelecer novos projetos”, finaliza Ahlert, adiantando que, a exemplo da Turma 2, a 3 também deverá apresentar os projetos ao Conselho de Administração ainda no final deste ano.

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