Projeto “Erva-Mate: Uma Cultura Aberta” é lançado em Porto Alegre

A sede da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em Porto Alegre, foi o palco para o lançamento, na noite de quinta-feira (04/08), do projeto “Erva-Mate: Uma Cultura Aberta”. A iniciativa da Prefeitura de Ilópolis e do Arranjo Produtivo Local (APL) Vale do Taquari tem o objetivo de promover o fomento da erva-mate para além do chimarrão, principalmente na culinária à base do produto, além de ações voltadas à gastronomia e alimentação escolar. Em Ilópolis já está em vigor uma Lei Municipal para a inclusão de produtos com erva-mate na alimentação escolar.

Durante o evento, além de apresentação feita pela secretária de Turismo de Ilópolis, Ariana Maia e pela coordenadora de marketing e de desenvolvimento de produto do Moinho Sangalli, Tatiana Sangalli, o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Lajeado, Marcelo Brandoli fez um relato a respeito das parcerias históricas da entidade para a promoção e o incentivo de receitas utilizando a erva-mate como ingrediente, além do apoio permanente dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural Social (Aters) para a certificação do produto.

Para Brandoli, a iniciativa desse tipo de divulgação é válida, especialmente se forem considerados o grande número de propriedades medicinais desta cultura. “Fora a possibilidade de fortalecer os elos da cadeia produtiva”, observou. Já o presidente do Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), Valdir Pedro Zonin, ressalta a importância da expansão de novos produtos e mercados, para que haja um reequilíbrio da cadeia produtiva.

Na ocasião, Zonin também relatou o fato de que estará presente nas Olimpíadas do Rio de Janeiro durante o próximo final de semana, para a divulgação da “Mateada Olímpica”, que será realizada no domingo (07/08). Também durante os jogos, serão distribuídos 1,4 milhões de unidades de refrigerantes e energéticos naturais à base de erva-mate para 10 mil atletas de 200 países.

Por fim, o chefe geral da Embrapa Florestas — de Colombo, Paraná — Edson Tadeu Iede destacou os trabalhos de pesquisa da entidade, além dos experimentos com os primeiros clones de erva-mate implantados nas regiões de Erechim e do Vale do Taquari. Também participou do evento o coordenador da Câmara Estadual da Erva-Mate da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Tiago Fick, que salientou as principais ações em andamento da Secretaria.

O encontro também consolidou o Grupo Gestor que, ao lado das parcerias, dará continuidade às próximas ações. Integra a iniciativa a Prefeitura de Ilópolis, Emater/RS-Ascar, APL Vale do Taquari, Ibramate, Famurs, Câmara da Erva-Mate da Seapi, Embrapa Florestas, Afubra, Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Moinhos Sangalli, Associações de Agricultores e Sindicato da Indústria do Mate no Estado do RS (Sindimate), além de outras entidades ligadas ao setor

Fonte Jornalista Tiago Bald - Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...