Projeto do Trem Turístico do Vale será lançado no dia 17

O barulho do trem de carga, ouvido costumeiramente à noite, já é característico no Vale do Taquari. Mas a população da região começará a identificar, em breve, novos sons emitidos por um trem de passeio. No dia 17, no Clube José Garibaldi, em Muçum, a comunidade conhecerá o Projeto Trem Turístico, que está sendo elaborado em parceria entre a Associação Brasileira de Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (Abottc), o Sebrae Nacional e a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales).

De acordo com a turismóloga da Amturvales, Lizeli Bergamaschi, o projeto visa trabalhar todo o entorno do trem turístico, ou seja, toda a rede de serviços encontrada nos sete municípios – Estrela, Colinas, Roca Sales, Muçum, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa e Guaporé – que compõe o trajeto da ferrovia. “No momento em que o trem para, envolve todas as comunidades, e queremos potencializar o que está ligado a elas”, antecipa.

Com o nome de Litorina, o trem turístico terá 56 lugares e, diferentemente da locomotiva de carga, haverá tração própria para se movimentar. O Litorina percorrerá 60 quilômetros utilizando a estrutura já existente para o trem de carga. “Porém, será com o foco voltado ao passeio, ao turismo, à gastronomia, ao artesanato e a outras peculiaridades que o entorno dos municípios irá oferecer”, complementa a turismóloga. Restaurantes, hotéis e agroindústrias são alguns dos principais estabelecimentos a serem trabalhados e capacitados para atuar no projeto.

Diagnóstico

Um consultor foi contratado pelo Sebrae para elaborar um diagnóstico das peculiaridades existentes em cada uma das cidades. Os dados extraídos do levantamento serão apresentados no lançamento do projeto, a partir das 10h. O evento reunirá diferentes segmentos da comunidade regional, especialmente representantes do Poder Público, empresas e entidades. Após o lançamento, o consultor Marcelo Adriano da Silva retornará aos municípios para dar continuidade ao planejamento visando a execução do trabalho.

Cereja do bolo

Para o vice-presidente da Amturvales, Gilberto Keller, o Trem Turístico é o maior projeto de turismo em andamento no Vale do Taquari. “Temos convicção de que, ao ser implantado, o turismo na nossa região terá uma realidade antes e outra depois desse trem”, resume. Sobre o envolvimento com o entorno do projeto, Keller salienta que a locomotiva é a cereja do bolo. “Entretanto, os turistas vão querer conhecer outros atrativos, e a região terá que estar preparada e capacitada para atender e surpreender.” Lizeli acrescenta que todas as cidades do Vale do Taquari estão sendo convidadas a conhecer o projeto e a integrar-se a ele.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...