Programa miniempresa forma empresários do futuro

“A vida é um caminho, não um destino, e você é o arquiteto do seu caminho” é o lema dos jovens lajeadenses que participam do programa miniempresa edição 2013 da Junior Achievement (JA) no Vale do Taquari. Após 15 semanas de muito esforço e dedicação, os achievers (alunos miniempresários) estão finalizando os negócios de suas miniempresas. O programa, que busca estimular o empreendedorismo entre os jovens, tem sua cerimônia de formatura marcada para 16 de dezembro (segunda-feira), à noite. O evento será realizado no salão da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) Rua Silva Jardim, 96, Centro.

Diretor da Área Jovem da Acil e coordenador da JA em Lajeado, Adriano Jovino da Silva explica como funcionou o programa neste ano. Foi desenvolvido em três colégios, com três miniempresas, 14 advisers (empresários/executivos que atuam voluntariamente ensinando) e 100 achievers (jovens empreendedores), que receberam conhecimentos para administrar uma empresa e incentivos ao empreendedorismo criativo. Silva afirma que para os achievers: “é uma experiência marcante em suas vidas e será coroada com êxito na formatura”.

Proprietário da Rola Moça, o empresário Alexandre Dullius é um dos advisers da JA de Lajeado. Dullius atuou como coordenador da equipe de advisers da Trés Utilitê, do Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat), com ênfase no marketing e vendas. “É muito interessante este trabalho pelo desafio de lidar com jovens com pouco conhecimento técnico da área empresarial”, explica.

Segundo o empresário, o grupo de advisers motivou os jovens a lutar por ideais dentro de sua miniempresa e, assim, logo visualizamos os que se destacaram por suas competências, pontualidade, espírito de equipe e vontade comportamental e organizacional. Tais destaques serão premiados na noite de formatura. Dullius ainda salienta que “ser adviser é uma experiência ímpar, a gente aprende a lidar com os jovens. Eles não tinham noção do que faziam e hoje são capazes de gerir sua própria miniempresa”, comemora.

Miniempresa

O programa da JA proporciona aos estudantes do ensino médio a experiência prática em economia e negócios, na organização e operação de uma empresa. É desenvolvido em 15 semanas, em jornadas semanais realizadas nas escolas, geralmente à noite. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. O programa é acompanhado por quatro profissionais voluntários das áreas de Marketing, Finanças, Recursos Humanos e Produção. Na gestão da miniempresa, os alunos aprendem fundamentos de economia, mercado e atividade empresarial através do método aprender-fazendo, onde cada participante converte-se em miniempresário.

As miniempresas de Lajeado que se formarão são Pulserart, do Colégio Madre Bárbara, que produziu e vendeu pulseiras coloridas com pedras preciosas; Aromobil, do Melinho, que focou na produção e comercialização de belos móbiles aromáticos feitos de tecidos reaproveitados, e a Trés Utilitê, do Ceat, com seu negócio de mini-necessaire, produto prático e que é disponibilizado em seis cores. Para mais informações, acesse as páginas das miniempresas no Facebook.

Junior Achievement

É uma associação educativa, sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada. Foi criada nos Estados Unidos no ano de 1919 e atua no Rio Grande do Sul desde 1994, sendo líder mundial na educação voltada para o setor.

Com o objetivo de colocar os alunos da comunidade em contato com o mundo empresarial e realizar uma formação integral globalizada, a Acil, em parceria com a JA, promove anualmente o programa miniempresa nas escolas lajeadenses. A JA é a maior organização de educação e negócios em todo o mundo.

Educar e estimular os jovens para que entendam a economia e o mundo dos negócios, valorizem a livre iniciativa, desenvolvam o espírito empreendedor e as habilidades de liderança são algumas das metas do programa, que é desenvolvido em salas de aula através de encontros semanais de 45 minutos. As aulas são ministradas por profissionais, chamados de advisers, que atuam em diferentes áreas dentro da comunidade de forma voluntária.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...