Programa Fornecer Lajeado será distinguido pelo Estado

O prefeito Luis Fernando Schmidt recebeu, na tarde da última quinta-feira, dia 13, os secretários Ivanete Fracaro, do Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedei), e José Carlos Bullé, da Fazenda (Sefa), para avaliar o programa Fornecer Lajeado. Também foi informado de que será distinguido pela iniciativa, durante apresentação do resultado obtido pelo programa estadual, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Participarão do ato o governador Tarso Genro e do diretor-presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Luiz Eduardo Pereira Filho. O município é o segundo do Estado a aderir à proposta inclusiva do Governo do Estado, mas o primeiro a executar pregões.

O encontro foi acompanhado pelo coordenador do Setor de Compras da Sefa, Eduardo Teles, pela pregoeira Cristiane Seibel Schneiders, e pela assessora de relações empresariais e inovação da Sedei, Cristiane dos Reis, que apresentaram os números e resultados dos pregões. Desde novembro passado, quando o Fornecer Lajeado foi instituído, ocorreram duas compras. A primeira, de café e açúcar para a Prefeitura, teve a participação de oito empresas do município e região e gerou uma economia de 25% sobre o valor proposto inicialmente. Venceu uma empresa de Teutônia, no Vale do Taquari.

No dia 7 de fevereiro, ocorreu o segundo pregão, para compra de sete itens de material escolar, encomendados pela Secretaria Municipal de Educação (SED). Participaram 11 empresas da região, gerando economia de 28%. Cinco foram selecionadas por apresentaram o menor preço por item: Eduardo Rita Bem, para lápis preto; Daros Suprimento para Informática e Escritório Ltda, kit tinta tempera guache seis cores e cola branca; Milrau Comércio de Artigos Pedagógicos Ltda, borracha branca e lápis de cor; JP Cavedon Soares, caderno grande com 60 folhas e capa cartão, e Rodrigo Graeff, papel sulfite A4. O material será distribuindo entre as escolas da rede.

Nomeada agente de desenvolvimento local do Sebrae, Cristiane dos Reis explica que o certame é aberto a todas empresas do segmento, mas que a intenção do Governo de Lajeado é estimular a participação dos micro e pequenos empreendedores lajeadenses. “Queremos criar uma cultura local, de que é possível que empresas deste segmento vendam para a prefeitura”, disse. “Esta proposta é inclusiva, pois abre oportunidades a quem nunca participou de uma concorrência pública”, complementou Cristiane Schneiders.

Ivanete também avaliou positivamente os dois pregões, lembrando que os micro e pequeno empreendedores começam a procurar a Sedei, a Sefa e o Sebrae, em busca de informações sobre o Fornecer Lajeado. Até o momento, o programa gerou economicidade de 36% e injetou R$ 97 mil no mercado. Um terceiro certame já está sendo providenciado, para compra de itens da merenda escolar.

Schmidt lembrou que o apoio ao segmento faz parte do plano de governo. “Estamos fomentando o desenvolvimento das micro e pequenas empresas com políticas públicas de distribuição de renda.” Bullé reforçou o processo de aprendizagem proporcionada pelos dois pregões, que vem contribuindo para o aperfeiçoamento do Fornecer Lajeado.

Sebrae

Além da apresentação distinção que receberá segunda-feira, 17, às 14h, no Piratini, o Fornecer Lajeado também foi inscrito no prêmio nacional Prefeito Empreendedor, organizado pelo Sebrae, que é parceiro na iniciativa. “De 90 projetos inscritos de todo o Estado, o programa foi selecionado entre 30. A expectativa, agora, é ser selecionado no âmbito nacional”, informou Cristiane dos Reis.

Fornecer Gaúcho

O governador Tarso Genro, e o presidente do Sebrae, Luiz Barreto, apresentarão os resultados obtidos pelo programa estadual Fornecer – Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas – em dois anos de execução. A iniciativa visa descentralizar as compras governamentais e incluir os pequenos negócios locais nas licitações públicas, de até R$ 80 mil, para a compra de carne, leite, pão e alimentos não perecíveis. Os itens abastecem as casas prisionais.

Durante o evento, ocorrerá o lançamento do Fornecer Municipal, com apresentação das experiências vividas pelas prefeituras de Rio Grande e de Lajeado. O objetivo é estender para o interior o mercado de compras governamentais aos pequenos negócios na esfera municipal, de forma sustentável e favorável ao desenvolvimento da economia local. A previsão do Estado e Sebrae/RS é implementar o programa nos 30 municípios gaúchos com maior densidade populacional.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...