Programa Fornecer Lajeado é apresentado a empreendedores

Na segunda-feira, dia 2, o Fornecer Lajeado foi apresentado à representantes de entidades ligadas a causa e a imprensa. O lançamento ocorreu no salão de eventos da prefeitura, pela manhã, quando estiveram presentes o prefeito Luís Fernando Schmidt e secretários, entre os quais Ivanete Fracaro, de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedei), e José Carlos Bulle, da Fazenda (Sefa), responsáveis pelo programa.

A Agente de Desenvolvimento da Sedei, Cristiane dos Reis, apresentou o programa e afirmou que o objetivo é dar exclusividade as micro e pequenas empresas (MPEs) nas compras governamentais do município, no valor de até R$ 80 mil. Segundo ela, atualmente, 70% dos postos de trabalho, no país, são gerados pelas MPEs, que correspondem a 99,7% dos empreendimentos. Além disso, citou que, entre janeiro e setembro de 2012, as micro e pequenas empresas participaram de 73% das compras da União, causando um aumento de 104% em relação a 2007.

Para o prefeito, estes dados apontam a necessidade de fomentar as MPEs, que são preponderantes no país. “Queremos incluir as micros e pequenas empresas, sem descartar as grandes, que também devem ser impulsionadas”, declarou. Segundo a titular da Sedei, o programa propicia o desenvolvimento da economia local, distribuição de renda e a contenção de gastos licitatórios.

Outro motivador, segundo Bulle, foi a dificuldade em encontrar fornecedores. “Muitas vezes recebemos empresários de outros municípios e até de outros Estados. Deste modo, a receita não se mantém aqui, deixando de promover o crescimento. Por este motivo, entendemos que era necessário investir em ações que incentivassem a participação das MPEs municipais, nas compras públicas.”

Em relação ao primeiro pregão do programa, foi informado que o mesmo ocorrerá na sexta-feira, dia 6, às 9h, no salão de eventos da prefeitura. Na ocasião, serão licitados café e açúcar. Até duas empresas podem sair vencedoras. Interessados em participar podem entrar em contato com o Setor de Compras da prefeitura, ou dirigir-se diretamente a Sedei, para cadastrar-se.

Conforme a titular da Sedei, a lista de documentos é extensa, mas o processo não é difícil. “Auxiliaremos em tudo o que for necessário, queremos desmistificar esta questão e mostrar que é possível”, afirmou. O edital completo pode ser conferido no site da prefeitura www.lajeado.rs.gov.br, na opção licitações, onde também será encontrado um resumo do documento.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...