Programa estimula o incremento de produtividade na suinocultura

Suinocultores associados da Cooperativa Languiru assinaram, na sexta-feira, dia 14, contratos do Programa Pró-Produtividade Agrícola, do Governo do Estado, iniciativa que beneficia 71 produtores da cooperativa teutoniense. A assinatura dos documentos necessários à liberação dos recursos, que somam R$ 8 milhões, foi realizada durante visita do secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, à Languiru. Na oportunidade ele foi recebido pelo presidente Dirceu Bayer, vice-presidente Renato Kreimeier, diretor administrativo Décio Leonhardt, coordenador do Setor de Suínos do Departamento Técnico da cooperativa, Beto Markus, e grupo de associados convidados para momento formal de assinatura dos documentos.

Ao fazer uso da palavra, Bayer falou do atual momento vivido pela Languiru, com investimentos nas unidades industriais e comerciais, e do melhor resultado histórico da cooperativa. “Estamos colhendo os frutos dos investimentos e trabalho conjunto realizado ao longo dos últimos anos. Em 2013 a Languiru registrou o melhor resultado de sua história, o que compartilhamos com todos os nossos associados”, disse, referindo-se ao faturamento bruto de R$ 845,1 milhões alcançado no último exercício. O presidente ainda reiterou a variedade produtiva da Languiru e a atenção especial dada à qualidade.

Na mesma linha foi o discurso do vice-presidente, que enalteceu os esforços da cooperativa para manutenção dos jovens no campo. “Esta é a Languiru da qual os associados são donos. Vivemos este momento histórico graças ao trabalho conjunto dos associados e colaboradores”, frisou Kreimeier.

O secretário Mainardi elogiou o trabalho da Languiru, em especial a atenção dada ao pequeno agricultor e ao agronegócio gaúcho. “O cooperativismo é fundamental para o desenvolvimento do agronegócio, gerando renda aos produtores, desenvolvendo as propriedades rurais, oportunizando empregos e contribuindo significativamente para o crescimento das comunidades onde está presente. O resultado do trabalho sério desenvolvido pela Languiru e o empenho de seus associados está refletido no crescimento da cooperativa.”

Programa Pró-Produtividade Agrícola

O Programa Pró-Produtividade Agrícola tem por objetivo apoiar o incremento da produção na suinocultura, por meio de ganhos de produtividade gerados a partir de investimentos na modernização do processo produtivo. Os produtores recebem incentivo fiscal pelos ganhos de produtividade que obtiverem a partir das inovações promovidas e aprovadas pelo conselho gestor do programa.

Na opinião de Mainardi, o Rio Grande do Sul, a partir da adoção de novas tecnologias, vem aumentando consideravelmente a sua produção. “Cabe ao Estado incentivar o empreendedorismo dos produtores com a finalidade de fortalecer, cada vez mais, a economia gaúcha”, explicou o secretário, que na visita à Languiru esteve acompanhado da coordenadora do Programa Pró-Produtividade Agrícola, Valesca Grazziotin, do coordenador regional, Luiz Fernando Dalcin, e do coordenador da Câmara Setorial do Leite, João Milton Cunha.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...