Programa de Sucessão pauta tecnologias de informações gerenciais

Na manhã de quinta-feira, dia 20, ocorreu o segundo encontro do ano do Programa de Sucessão Familiar da Cooperativa Languiru. Realizado na Associação dos Funcionários, o evento contou com a participação de cerca de 80 jovens associados e filhos de associados.

Coordenado pelo consultor em gestão de empreendimentos rurais e em pesquisa, Lucildo Ahlert, o encontro teve como tema central “Tecnologias de informações gerenciais para a agropecuária e ambiente institucional”. Na oportunidade ocorreu a apresentação do Programa de Gestão Zootécnica e Financeira ControlMilk, com a participação do gestor Vilson Mayer e do programador Dionatan Hamester.

Profissionalização

Mayer ressaltou a importância da profissionalização. “Todos os setores, especialmente a cadeia produtiva do leite, estão cada vez mais profissionais. Quem não buscar esta profissionalização vai acabar ficando para trás. Os produtores precisam visualizar a produção leiteira efetivamente como um negócio.”

Ele também falou da necessidade de atualização, com a desmistificação e a possibilidade de trabalho com novas ideias. “As pessoas precisam ter a capacidade de mudar e evoluir. Trabalhar usando a cabeça para não trabalhar em vão. Com a profissionalização das pessoas, queremos ter um equilíbrio eficiente. É possível ter lucratividade na atividade agropecuária”, afirmou.

O sistema ControlMilk trabalha com indicadores zootécnicos, indicadores econômicos e indicadores da qualidade do leite, que para Mayer resumem-se em “gerenciamento”. “Esse é o caminho que precisamos entender, e é esse, também, o nosso maior desafio. O sistema ajuda a interpretar as informações geradas nas propriedades, fatores que interferem na gestão e no resultado econômico das propriedades. As tecnologias estão no mercado para ajudar e nos permitem enxergar a atividade leiteira sob um ponto de vista mais tecnológico.”

Administração aplicada às propriedades

Após apresentação da ferramenta, Ahlert reafirmou o valor de iniciativas que facilitam e agilizam o dia a dia nas propriedades rurais. “Com o Programa de Sucessão Familiar, procuramos trazer o conhecimento da Administração aplicado à propriedade. Queremos formar verdadeiros profissionais da atividade agropecuária.”

O consultor ainda falou de sistemas gerenciais para a agricultura familiar e conceitos, como regime de caixa e regime de competência, controle e planejamento financeiro de propriedades rurais, estrutura do sistema de registros, estrutura de planejamento, sistema de custos operacionais, levantamento do patrimônio, levantamento de custos operacionais, receitas e dados de produção, indicadores técnicos para análise de resultados da atividade de leite, do frango de corte e de suínos, indicadores financeiros de gestão do agronegócio e informações gerenciais para análise de resultados de atividades por produto.

Ao final do evento foi servido almoço de confraternização, que ainda teve a participação do presidente da Languiru, Dirceu Bayer, e do vice-presidente, Renato Kreimeier. O próximo encontro do grupo está agendado para o dia 20 de março, às 9h30min, e terá por tema “Gestão Patrimonial: avaliação do patrimônio e o seu uso”.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...