Primeiro encontro de 2014 destaca produção agropecuária e gestão

Na manhã de quinta-feira, dia 16, ocorreu o segundo encontro do Programa de Sucessão Familiar da Cooperativa Languiru, o primeiro encontro técnico de 2014. Tendo por local a Associação dos Funcionários, o evento contou com a participação de cerca de cem jovens associados e filhos de associados. Com o tema “Produção agropecuária e as características de gestão”, a orientação esteve por conta do consultor em gestão de empreendimentos rurais e em pesquisa, Lucildo Ahlert.

“Estamos iniciando os trabalhos, estimulando os participantes a pensarem a propriedade rural como uma empresa”, destacou o professor. Na oportunidade o grupo trabalhou conceitos de agronegócio, gestão de empreendimentos agropecuários, atividades agropecuárias, sistemas produtivos, ciclos produtivos, atividades e escrituração contábil da propriedade. Por fim, os participantes foram instigados para plenária sobre o papel do cooperativismo, as diferenças entre cooperativas e outras empresas, a formação de empreendedores, a necessidade de gerenciamento dos empreendimentos rurais, sistemas de produção adequados para o Vale do Taquari e variedade de culturas e criações nas propriedades rurais da região.

“Precisamos despertar o jovem para a importância do agronegócio na região, precisamos valorizar o que temos e onde estamos inseridos, transformando a força produtiva em capacidade empreendedora. Esse é um dos nossos objetivos com o Programa de Sucessão Familiar, abordando ainda estratégias de produção, evolução tecnológica e ações do dia a dia na propriedade rural”, acrescentou o professor.

Entre os apontamentos dos participantes do curso, destaque para os benefícios oferecidos pela Languiru aos seus associados, como suporte técnico, garantia de compra, retorno financeiro, incentivos para investimentos nas propriedades, fornecimento de insumos, agregação de valor aos produtos e desenvolvimento das comunidades onde está inserida. “Os associados são donos da cooperativa e participam do resultado da empresa. Com o crescimento da Languiru, os associados têm a possibilidade de crescer junto”, disse um dos seis grupos formados durante o encontro.

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, e o vice-presidente, Renato Kreimeier, agradeceram a presença de todos e reafirmaram a importância do Programa. “Estamos consolidando um projeto preocupado com a formação de jovens lideranças cooperativas. Estamos felizes em iniciar esta etapa importante no processo de sucessão nas propriedades rurais de associados da Languiru, que vive seu melhor momento na história”, disse Bayer.

Kreimeier acrescentou que a iniciativa é um marco na história da cooperativa. “Precisamos ser profissionais em qualquer que seja a atividade. O mundo precisa de alimentos e o futuro do agronegócio é promissor, mas para isso precisamos ser profissionais. Aproveitem a oportunidade, pois o conhecimento é fundamental”, aconselhou.

O evento foi encerrado com almoço de confraternização e o próximo encontro está agendado para o dia 20 de fevereiro, a partir das 9h30min, quando será abordado o tema “Tecnologias de informações gerenciais para a agropecuária e ambiente institucional”.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...