Programa de Sucessão Familiar da Languiru analisa indicadores de gestão

No contexto do agronegócio, identificar e administrar os indicadores de gestão nas atividades primárias é uma forma de aumentar a rentabilidade da propriedade rural. Essa foi a temática abordada no nono encontro do Programa de Sucessão Familiar da Cooperativa Languiru, que ocorreu no mês de setembro, na Associação dos Funcionários da Languiru.

Cerca de 50 jovens associados e filhos de associados participaram da aula que ocorreu no pavilhão social. Antes de começar a abordar o tema principal, o consultor em gestão de empreendimentos rurais e em pesquisa, Lucildo Ahlert, apresentou os resultados da autoavaliação das propriedades.

Indicadores gerenciais

Ahlert começou falando sobre os conceitos e objetivos dos indicadores de gestão, que representam uma importante ferramenta na identificação de aspectos positivos e negativos da atividade. Segundo ele, por meio dessa identificação, o produtor pode estabelecer planos de melhoria na propriedade. “No entanto, devem ser analisados em conjunto, pois, mesmo existindo alguns prioritários, nenhum deles isoladamente é suficiente para qualificar técnica e economicamente uma atividade agrícola ou pecuária”, alertou.

O professor comentou que os indicadores de gestão são coeficientes apresentados em forma de números, que medem e expressam a eficiência na condução de atividades econômicas de forma parcial ou total, de modo que se possa compará-los e acompanhar a evolução dos empreendimentos. “Os objetivos são maximizar lucros, minimizar custos, ter a manutenção do mercado e satisfazer empresas e consumidores”, complementou.

Indicadores técnicos

Já sobre os indicadores técnicos, Ahlert observou que podem ser identificados por meio da análise da terra, insumos, máquinas, mão de obra, animais para a produção, culturas para produção, entre outros. “Na hora de calculá-los, não expressam dinheiro, mas sim fornecem números da produtividade que temos em nossa propriedade”, reiterou.

Discussão em grupos

Na parte final do encontro, Ahlert encaminhou questões para os alunos resolverem sobre o tema do encontro e orientou a apresentação dos resultados na plenária. As atividades encerraram com o sorteio de cinco kits de produtos da Languiru.

O próximo encontro do Programa de Sucessão Familiar da Cooperativa Languiru está agendado para o dia 16 de outubro, às 9h30min, novamente na Associação dos Funcionários. Os alunos do programa conhecerão aspectos sobre a “Gestão de Resultados: Indicadores econômicos, financeiros e gerenciais da propriedade”.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...