Prevista revitalização para a Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Ainda não há nada definido, e a visita foi apenas para reconhecimento do local e busca de sugestões. Mas tudo indica que a Gruta Nossa Senhora de Lourdes deverá ser revitalizada e passar por melhorias para qualificar a recepção aos visitantes e se reafirmar como o principal ponto turístico do município. Na última semana, o prefeito Alvimar Lisot; o secretário de Agricultura, Zaquiel Roveda; e o padre Alberto Tremea acompanharam os arquitetos e urbanistas Cleber Franco e Fernanda Conzatti, de Encantado, até a gruta.

No local, foi realizada uma primeira análise do espaço que conta com área verde, bosque, duas piscinas naturais, pavilhão para a realização de eventos e uma escadaria com 174 degraus que leva até a gruta, com uma queda de água com mais de 40 metros. Conforme o prefeito Alvimar Lisot, no ano de 2010 foi investido R$ 1,4 milhão na pavimentação asfáltica de 2,8 quilômetros, cujo trecho liga a sede do município até a gruta. Agora, com acesso pavimentado, a ideia é melhorar o parque da gruta.

Entre as indicações e sugestões para revitalização do local está a construção de um pavilhão com climatização e capacidade para 200 pessoas. O objetivo é utilizar a edificação para a promoção de eventos e convenções, tendo em vista que o ponto é turístico. Também se almeja investir em melhorias no atual pavilhão, construir uma nova piscina para o banho e lazer, melhorar o sistema de iluminação no parque e escadarias, construir trilhas em meio à mata e uma passarela e/ou mirante próximo da cascata.

Recursos

O padre Alberto Tremea destaca o local como específico para o turismo sacro-religioso e também um ambiente de lazer e integração para a comunidade. “Melhorias são necessárias de se fazer, pois estamos falando de um espaço que é da paróquia e, consequentemente, de toda comunidade.”

Ele destaca as belezas naturais do parque como um todo, da água e da mata que encanta os turistas que, semanalmente, visitam a gruta. “Todo fim de semana temos visitantes, excursões e caravanas de outros municípios visitando a gruta. Pensamos em melhorias em banheiros, pavilhão com local para refeições, enfim, na estrutura em geral”, comenta o religioso.

As próximas etapas do trabalho será o retorno dos engenheiros ao local para uma medição da área de terras para, então, dar início à elaboração do projeto. Lisot deverá pleitear recursos junto ao Ministério do Turismo para viabilizar a futura obra de revitalização.

Local foi descoberto há 55 anos

A Gruta Nossa Senhora de Lourdes foi descoberta no dia 21 de novembro de 1957. Devido a sua beleza, tornou-se o principal ponto turístico do município e um dos importantes atrativos da região. O local foi encontrado durante um passeio a um riacho pelo padre Victorio Scopel. Rege a história, que ele estava acompanhado do proprietário das terras, João Mariotti, e de um morador vizinho, Ferdinando Valentini.

O trio decidiu que sairia em direção à capela do Zeferino e, acompanhando o riacho, descobriram uma gruta natural, de extraordinária beleza, cujas palavras foram descritas pelo religioso e registradas no livro da Paróquia São Caetano.

Do descobrimento até o fim do ano de 1958, o período foi para realizar a limpeza do local. Os trabalhos se intensificaram, sendo necessário utilizar 150 quilos de dinamite e um compressor para auxiliar os voluntários nos trabalhos. “Deus sabe e há de recompensar tantos sacrifícios. Dias de chuva, frio. Turmas e turmas de voluntários. Se Deus quiser ficará pronta”, dizia o padre.

A inauguração da gruta ocorreu no dia 11 de fevereiro de 1959, quando foi levada a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, onde, anualmente, acontece a tradicional festa religiosa. No segundo domingo de cada mês, sempre às 14h, é celebrada missa no interior da gruta.

O local recebe visitantes durante todo ano, principalmente no período do verão, dispondo de vasta área verde com sombra, churrasqueiras e piscinas naturais. Nos anos de 2002 e 2003 foi construída parte da escadaria que dá acesso à gruta. A segunda etapa da escadaria foi concluída no final de 2006, totalizando 175 degraus que levam à cascata e ao rochedo.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...