Preservação da água é tema de Seminário em Muçum

Em comemoração a XX Semana Interamericana da Água e XIII Semana Estadual da Água, as prefeituras de Muçum, Encantado, Roca Sales e Santa Tereza realizaram na última sexta-feira, dia 4, o III Seminário da Água. O evento, realizado no salão da Sociedade Fortes e Livres de Muçum, contou com a presença de cerca de 300 pessoas, a maioria alunos das escolas dos municípios participantes. O objetivo do encontro – que contou com a parceria da Emater/RS-Ascar e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) – foi o de sensibilizar o público presente para a importância da preservação da água.

Na ocasião foram realizadas duas palestras. Na primeira, o supervisor regional da Emater/RS-Ascar, Paulo Rodrigues, fez apresentação com o tema “Responsabilidade ambiental”. Em sua fala apresentou números sobre o consumo da água e sugestões para o uso responsável do recurso natural. Para Rodrigues, há um grande desperdício de água potável hoje, no mundo, sendo necessária uma reflexão a respeito deste fato. “Nunca é demais lembrar que todos somos responsáveis pelos cuidados com este bem tão precioso”, ressaltou.

Após, os técnicos da Emater/RS-Ascar Deoclésio Piccoli e Paulo Teixeira apresentaram um histórico, sobre o mutirão de limpeza do Rio Taquari, que desde o ano de 2006 é realizado na região. De acordo com Piccoli, nas três edições do mutirão já foram retiradas do Rio Taquari, cerca de 20 toneladas de entulho, a grande maioria destinada a programas de reciclagem. Nesse ano, a ação ocorre no dia 26 de outubro, a partir das 9h, com a saída programada para a Barra do Costi e chegada para o Passo da Barca.

Apresentações de alunos

O evento possibilitou que alunos da Escola Estadual de Ensino Médio General Souza Doca, de Muçum, realizassem apresentações a respeito de projetos ambientais que estão sendo desenvolvidos na instituição de ensino. As alunas Caroline Boaro e Marina Morás apresentaram histórico e dados sobre os 11 poços artesianos que abastecem toda a população do município. “A intenção do trabalho é levar ao público informações sobre a qualidade dá agua que bebemos, de onde ela vem e que tratamento recebe”, ressaltou Marina. Em seguida foi a vez da aluna Caroline Zanchetti abordar o tema “Agrotóxico mata”. “É importante conhecer esses defensivos que, se usados de maneira incorreta, podem representar riscos para a nossa saúde”, enfatizou.

Semana da Água

A Semana Estadual da Água, parte da programação da Semana Interamericana da Água, que ocorre entre os dias 5 e 12 de outubro, é uma das maiores ações de mobilização da sociedade em defesa da água no Rio Grande do Sul, atingindo a maioria dos municípios gaúchos. Com o lema “Cuidar do arroio é proteger a água”, o evento tem o objetivo de despertar o interesse das pessoas para o cuidado com as chamadas “pequenas águas” já que são elas que formam os grandes rios, lagos e mananciais que nos abastecem.

Para celebrar a data estão sendo realizadas diversas ações, promovidas pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS), em parceria com diversas instituições. Nos próximos dias, no Vale do Taquari, os municípios de Lajeado, Dois Lajeados, Progresso, Vespasiano Corrêa, Marques de Souza e Bom Retiro do Sul realizam palestras, seminários e mutirões de limpeza de rios. As informações sobre estes eventos podem ser encontradas no site www.emater.tche.br, na parte “Calendário de Eventos”.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...