Preparação de líderes é essencial para a sequência das empresas familiares

“Formar sucessores que sejam profissionais e tenham convívio com a empresa é essencial para que ela cresça sem perder com os conflitos familiares” ensina a empresária Lires Bilibio, da Medabil. Ela palestrou sobre o tema “Governança Corporativa” na última reunião-almoço (RA) deste ano da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) realizada nesta terça-feira, dia 9, no salão de eventos da entidade.

A palestrante informou que a governança corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas. Isso envolve o relacionamento entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle. “Para que a empresa cresça, essas pessoas devem ter pensamentos distintos. Caso contrário, se todos pensarem igual, ninguém expor novas ideias, elas serão sempre as mesmas e não haverá estímulo para o desenvolvimento” salienta Lires.

Preparação de sucessores

O pai de Lires – Attilio Bilibio, fundador da Medabil, faleceu em um acidente aéreo em 2007. Mesmo com a perda de seu fundador, a empresa não deixou de crescer, pois já vinha sendo preparada para passar ao comando dos sucessores da segunda geração.

“Desde os meus 15 anos eu já participava da empresa. Passei por todos os setores e atualmente sou presidente do conselho de administração da empresa.” A palestrante acrescenta que suas filhas pequenas, que serão a terceira geração da Medabil, além da educação formal, frequentam museu Attilio Bilibio para aprender como tudo começou. “As crianças, atualmente, recebem tudo de mão beijada e podem achar que o dinheiro cai do céu. O desafio então é prepará-las para que possam conhecer e dar valor a como tudo começou, pois não foi fácil”, recomenda.

As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para sua longevidade”. Lires encerrou sua palestra com a frase de John Davis que prega que a “boa governança ajuda a unir e prosperar”.

Ao final da RA, que foi a última de 2014, o presidente da Acil, Alex Schmitt, agradeceu a presença de todos os presentes, salientando que “é sempre um prazer receber palestrantes que falam sobre temas tão importantes na entidade”.

Realização

A RA foi realização da Acil e contou com o apoio de Bebidas Fruki, Bom Negócio Móveis e Decoração, Docile Alimentos, Excellence Garçons, Floricultura Rossol, M Sommer Produções e Olicenter Informática.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...