Prefeitura de Estrela está engajada na ação “Viva o Taquari Vivo”

O Governo de Estrela, por meio de diversas secretarias e órgãos, está engajado na ação “Viva o Taquari Vivo”, que ocorre neste sábado, dia 11. No município, a atividade ocorre no Parque Municipal da Lagoa, das 7h30min às 12h, e envolverá as secretarias do Meio Ambiente e Saneamento Básico/Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, de Obras Públicas, da Saúde e de Esportes e Lazer; a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, além de entidades e voluntários.

O material retirado do Rio Taquari e arredores do parque será separado e posteriormente encaminhado à Usina de Tratamento de Lixo do município. Durante a atividade haverá também distribuição de mudas de árvores nativas aos participantes, a fim de lembrar da importância da preservação da mata ciliar para a conservação dos recursos hídricos.

Antes disso, porém, a Secretaria do Meio Ambiente fará a Semana de Mobilização sobre o Lixo, no período de 7 a 10 de abril. A programação visa à conscientização da comunidade sobre a importância da correta separação e destinação dos resíduos. No dia 7 (terça-feira), às 9h e 14h, escolas vão visitar a Usina de Tratamento de Lixo; no dia 8 (quarta-feira) haverá mutirão de limpeza, por servidores das pastas de Obras e do Meio Ambiente, na Rua Chá Chá Pereira, às 9h, e no Bairro Imigrantes, às 14h. No dia 9 (quinta-feira) serão feitas visitas a estabelecimentos comerciais com orientações sobre a coleta seletiva e resíduos sólidos, e no dia 10 (sexta-feira) representantes do Meio Ambiente participam da reunião do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas.

Já no dia 13 de abril, após a ação do “Viva o Taquari Vivo”, haverá uma exposição de parte do material recolhido na Praça Menna Barreto, das 9h às 17h. A população e estudantes receberão orientações e informações sobre a correta separação dos resíduos e coleta seletiva do lixo, com distribuição de folderes. Na ocasião haverá a participação dos agentes mirins de educação ambiental, em parceria com o Projeto Mais Educação das escolas municipais Ruth Markus Huber e Odilo Afonso Thomé, e do Sesi.

Em 2014, na 8ª edição do “Viva o Taquari Vivo” foram recolhidos, nas margens do Taquari e seu entorno, 900 quilos de resíduos, entre plástico, garrafas pet, tecidos, pneus, vidros, isopor, sofás e grande quantidade de rejeitos.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...