Prefeito Jonatan Brönstrup palestra em Almoço Empresarial no aniversário de Teutônia

Evento organizado pela CIC Teutônia reuniu cerca de 100 pessoas

No dia em que Teutônia completou 36 anos de emancipação político-administrativa, 24 de maio, a CIC Teutônia promoveu mais uma edição do seu tradicional Almoço Empresarial. Na oportunidade, o palestrante foi o prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, que destacou desafios e oportunidades para o município. O evento, realizado no Auditório 03 da entidade, reuniu cerca de 100 pessoas.

A programação iniciou com momento especial pelo aniversário de Teutônia, com direito a bolo com velas e o “Parabéns” cantado por todos os presentes. “Teutônia possui uma história muito rica, com um potencial de futuro muito grande. A comissão emancipacionista foi composta de lideranças visionários e, hoje, somos uma grande potência cultural e econômica no Vale do Taquari”, frisou o presidente da CIC, Renato Scheffler, nos boas-vindas aos presentes.
Brönstrup enalteceu o espírito empreendedor da entidade empresarial e seus associados, destacando o valor das parcerias e valorizando o trabalho dos gestores municipais que o antecederam. “Ninguém faz nada sozinho. O sucesso, em qualquer que seja o ramo ou atividade, depende do trabalho conjunto”, disse.

Educação
O prefeito dividiu sua apresentação em sete áreas temáticas: educação, saúde, turismo, mobilidade urbana, segurança, economia e desburocratização.
No que se refere à educação, Brönstrup valorizou o trabalho da equipe de professores e anunciou a busca por melhores índices de alfabetização. “Queremos muito evoluir nesse desempenho, priorizando a educação desde o berço, de casa, passando por todos os níveis de ensino e possibilitando que a população tenha condições de acesso à qualificação técnico-profissional e ao Ensino Superior. Juntos vamos encontrar soluções”, disse, falando ainda da implantação de central de vagas para a Educação Infantil. “Precisamos construir escolas para atender toda a demanda e haverá um aplicativo para as famílias acompanharem onde há vagas para seus filhos na rede de Educação Infantil em Teutônia. Assim teremos um número mais preciso com relação a essa demanda.”

Saúde

No setor da saúde, classificou a área como um grande desafio diário. “Existe uma disparidade no número de cartões do SUS com relação ao número de habitantes de Teutônia. Para isso, vamos realizar recadastramento do cartão SUS, a partir do mês de agosto, a exemplo do que já ocorreu em outros municípios. É nossa obrigação cuidarmos das pessoas e do recurso público a ser investido no município”, anunciou Brönstrup. Ele também falou dos frequentes casos de atendimento médico em duplicidade. “Precisamos disponibilizar ferramenta de comunicação entre os órgãos e profissionais que atuam na saúde pública, o prontuário eletrônico. Assim, será possível que tenhamos maior controle, facilitando a vida de pacientes e profissionais médicos. É com atenção aos pequenos detalhes que será possível manter o controle.”

Turismo

No campo do turismo, explicou a junção da secretaria municipal específica com a de Indústria e Comércio. “O turismo é uma atividade empresarial, uma forma de gerar receita sem poluir o Meio Ambiente. É um dos setores que mais cresce no pais e no mundo. Teutônia conta com muitas potencialidades e isso passa pela reestruturação da nossa Rota Germânica e organização de outros eventos, como a 1ª Teuto Frango Fest, evento gastronômico que ocorre no mês de agosto”, exemplificou Brönstrup.

Mobilidade urbana

O chefe do Executivo Municipal enfatizou a importância do planejamento. “Felizmente muitas coisas foram planejadas em Teutônia, mas, infelizmente, tantas outras não foram. Quem vem de fora não conhece a nossa realidade e se perde no município. É um trabalho cultural e que deve ser desenvolvido gradativamente. Não queremos que Teutônia se transforme numa pista de corrida ou numa cidade de quebra-molas. Existe uma condição de conscientização que é muito mais importante”, frisou. Nesse contexto classificou como obra prioritária os trevos na rodovia ERS-128 (Via Láctea). “Estamos em contato com todos os órgãos responsáveis e não podemos permitir que mais famílias chorem a perda de algum ente querido nesse trecho.”

Segurança

O foco no tema segurança esteve no projeto de cercamento eletrônico. “Estamos atualizando o projeto e elaborando orçamentos. A instalação de câmeras de vídeo em locais estratégicos é sinônimo de mais segurança para moradores e comerciantes. Numa parceria com a Brigada Militar e os demais órgãos de segurança, vamos dar andamento ao projeto, com inclusão no próximo orçamento do município.”

Economia

“Tratamos as contas públicas com muita responsabilidade. Registramos superávit de 12% na arrecadação no primeiro trimestre de 2017, com aumento de 6% nos gastos. Prevemos que, em breve, o orçamento do município ultrapassará R$ 100 milhões ao ano”, enumerou Brönstrup. Nesse contexto, também falou do momento de dificuldade econômica e política no país. “Não estamos numa ilha, uma vez que o município também depende de repasses do Governo Federal e Estadual. Essa instabilidade não pode tirar foco das prioridades econômicas que já tramitam e trazem resultado direto aos municípios, compromissos assumidos e que sairiam do papel a partir de agora.”

Central do Empreendedor

Com o intuito de desburocratizar a atuação de empresários e contadores, Brönstrup adiantou que dentro de algumas semanas deve entrar em funcionamento a Central do Empreendedor. “É uma reivindicação da CIC e seus associados que deverá agilizar a constituição de empresas em Teutônia. Precisamos facilitar esse processo, prestando um serviço de qualidade e evitando idas e vindas dos empreendedores”, explicou Brönstrup, anunciando, ainda, negociações para instalação de unidade de atendimento da Junta Comercial no município. “Temos muito a evoluir, são desafios que estamos dispostos a enfrentar e fazem parte do nosso dia a dia. Não nos falta motivação para trabalhar por uma Teutônia cada vez melhor, maior e igualitária”, finalizou.

Fonte Leandro Augusto Hamester

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...