Policultura fortalece o campo de Fazenda Vilanova

A policultura é uma forma de o município investir em várias frentes de cultivo no campo e assim não depender apenas de uma cultura. “O setor primário representa 62% do valor adicionado”, informa o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Marcos Adriano Lerner. Para comprovar a importância que o município dá ao setor, dos subsídios buscados em Brasília, 70% deles são destinados a implementar a agricultura da cidade.

As feiras de peixes, promovidas quatro vezes ao ano, são uma das maneiras de diversificar a produção no campo. Elas oferecem alimento nutritivo e incrementam a renda. Em fevereiro, o município promoveu a primeira, feita debaixo da elevada. Os produtores comercializaram 500 quilos de peixes.

Fazenda Vilanova estimula agricultores a participar de feiras agropecuárias no Rio Grande do Sul para buscar ideias. “Vamos ver o que o mundo traz de inovação. Não temos condições de ter as grandes máquinas, mas vamos ver o que há nas grandes fazendas”, explica o secretário.” Este ano, as viagens iniciam em março e são gratuitas.

Dia 13 os agricultores participam da Expodireto e dia 26, da Expoagro. Os interessados em acompanhar as excursões devem se inscrever na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Fazenda Vilanova e levar identidade e CPF.

Talão de produtor

Os produtores rurais de Fazenda Vilanova, têm até o dia 28 de fevereiro para apresentar na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente o Talão de Produtor, com as notas emitidas em 2013.

Em 2013 foram R$ 73 mil distribuídos a 393 agricultores como incentivo. Este benefício é concedido todos os anos, para incentivar os agricultores a movimentar o talão e a investir em suas propriedades.

Sementes de Aveia

Produtores podem realizar a encomenda de sementes de aveia, trigo e azevém junto a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente até o dia 31 de março.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...