Poesias e sementes tomam o ar de Estrela

Em ação marcada para celebrar o Dia Mundial da Poesia, alunos soltaram balões carregados com sementes de girassol e poesias

 

O Dia Mundial da Poesia foi celebrado de maneira especial na manhã desta terça-feira, dia 21, em Estrela. Dentro da programação da quarta edição do projeto “Poesia no Varal”, uma atividade realizada junto à escadaria do Vale do Taquari proporcionou a alunos uma maneira inusitada de divulgar as poesias e valorizar os cuidados com o meio ambiente: mais de 200 balões – biodegradáveis e com gás hélio – carregados com sementes de girassol e textos poéticos foram soltos no ar.

Cerca de cem alunos dos colégios Santo Antônio e Martin Luther participaram da ação promovida pelo Governo de Estrela através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur). Após receberem algumas informações sobre a data passadas pela historiadora Letícia Oliveira de Oliveira, responsável pelo projeto Poesia no Varal, os alunos soltaram os balões. Para a estudante Maria Júlia Carvalho (14), a ação será algo inesquecível. “Poesias nos ensinam, de uma maneira mais delicada e sutil, a tratar de muitos assuntos que hoje estão sendo esquecidos por conta do uso exagerado de computadores e celulares”, destacou ela, que se diz leitora assídua de poesias. “Fiquei ainda mais entusiasmada ao ver que os balões estavam carregados com sementes de girassol. Uma linda maneira de incentivar o cuidado com o meio ambiente numa época de muita poluição e pouco verde em nossas cidades.”

Letícia de Oliveira ressaltou a preocupação cultural e com o meio ambiente da ação. “As sementes de girassol, além do valor ambiental, visam também celebrar o período pascal, numa valorização de bons sentimentos e ações que as poesias ‘plantam’ entre os leitores”, justifica. “Os balões são biodegradáveis e os fios nas quais estão amarradas as poesias são de lã, e não plástico”, ressalta. Um vídeo da ação pode ser conferido na fanpage da Prefeitura de Estrela.

No Varal

Os mais de 400 textos do projeto Poesia no Varal podem se conferidos até 7 de abril em varais espalhados por salas e setores públicos do município, como a Secretaria de Agricultura e Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann, e outros particulares como a Faculdade La Salle. Informações pelo 3981-1122.

Fonte Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Estrela

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...