Pesquisa sobre turismo tem início em Lajeado

A Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul, por meio de parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), inicia, nesta semana, o Estudo de Competitividade de Destinos Turísticos em Lajeado. A pesquisa de campo, que está sendo realizada no 26 municípios gaúchos avaliados com maior potencial turístico, pretende gerar indicadores capazes de orientar o desenvolvimento de políticas públicas por parte dos destinos, pois possibilita a identificação das áreas que podem ser priorizadas ou aprimoradas ao longo do tempo.

A pesquisadora Flávia Marques, iniciou na manhã desta segunda-feira, dia 2, o levantamento em Lajeado, entrevistando o prefeito Luís Fernando Schmidt. No encontro, estiveram presentes o secretário interino de Cultura e Turismo, Rafael Delfino, e o turismólogo André Buosi.

Schmidt destacou as áreas que estará priorizando os investimentos em seu governo. As principais elencadas foram: habitação, educação, saúde, meio ambiente, saneamento básico e pavimentação.

A metodologia utilizada é a mesma adota em 2008 pelo Ministério do Turismo, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) nacional e FGV e irá analisar os destinos na dimensões de infraestrutura geral, acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, marketing e promoção do destino, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspecto sociais, aspecto ambientais e aspecto culturais.

Flávia, além de realizar entrevistas com representantes de órgãos públicos, buscará informações junto à inciativa privada e sociedade civil organiza, com o intuito de coletar dados nos mais diversos segmentos ligados direta indiretamente ao desenvolvimento da atividade turística da cidade. Visitas técnicas também incluem o roteiro do estudo.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...