Pesquisa revela que 66% dos consumidores compram fora de suas cidades

O Sindilojas Vale do Taquari entregou a dez prefeituras da região em evento nesta quarta-feira, dia 16, os resultados do projeto Atitudes Vencedoras. Os relatórios recebidos pelos representantes das administrações municipais apontam os ganhadores da premiação – empresa, empresário e colaborador – em cada cidade. Os contemplados foram conhecidos por meio de pesquisas de opinião pública realizadas entre janeiro e março deste ano. Foram ouvidas 3.737 pessoas nas dez cidades.

O trabalho teve à frente a Customers Consultoria em Pesquisas e Diagnósticos, de Lajeado. Durante o evento, o diretor de Negócios e Consultoria da empresa, Cláudio Rosário, apresentou as médias dos indicadores gerais das pesquisas. Um deles aponta que 66% dos consumidores entrevistados compram em estabelecimentos comerciais de outras cidades. Os principais motivos da migração são preços, variedades, promoções e situações de passeio e viagens. Os números mostram também que 77% dos entrevistados dizem não ter acessado sites ou redes sociais das empresas de suas cidades. Outra informação relevante diz respeito ao percentual de empresários lembrados nas pesquisas, que ficou em apenas 34,11%.

Segundo Rosário, este é um cenário de oportunidades a ser explorado pelas prefeituras para o desenvolvimento dos setores de comércio e serviços. “O Projeto Atitudes Vencedoras demonstra que há lacunas a serem preenchidas, no sentido de promover inserção digital, minimizar a evasão dos consumidores e promover a retenção da receita nos municípios. Também sugere a importância da promoção de incentivos aos empresários”, frisou o representante da Customers.

Participam da iniciativa os municípios de Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Estrela, Lajeado, Marques de Souza, Muçum, Progresso, Relvado, Roca Sales e Sério. A próxima etapa do Atitudes Vencedoras contempla a realização das solenidades microrregionais de entrega dos troféus aos premiados. Marques de Souza e Estrela foram sorteadas como cidades-sede dos eventos, que deverão ocorrer na segunda quinzena de maio. “O Atitudes Vencedoras não terminará aqui. Temos muitas expectativas e esperamos que o projeto esteja contribuindo para os negócios de cada município participante. Com atitude, faremos um vale muito melhor”, destacou o presidente do Sindilojas, Giraldo Sandri.

Saiba mais

Serão destacados com troféu a empresa, o empresário e o vendedor que receberam mais indicações dos consumidores nas pesquisas de opinião. Cinco critérios conduziram as perguntas respondidas pelos entrevistados: qualidade do atendimento do vendedor; criatividade; inovação; atuação nas redes sociais; e responsabilidade social e/ou sustentabilidade.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...