Perfil do líder ágil é tema de palestra na Cacis

Estrela – “Aplicar já!”. Com essa recomendação, o palestrante Luiz Otávio Nascimento iniciou sua apresentação no Bom Dia Associado, promovido pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviço de Estrela (Cacis), nesta quinta-feira, dia 18, na Soges.

Mestre em administração de empresas e com cursos de especialização feitos nos EUA e França, Luiz Otávio compartilhou sua experiência de mais de 25 anos na gestão de empresas varejistas e industriais, como a Renner, Perrier, Cisper-Owens Illinois, dentre outras. Para ele, aplicar os conhecimentos adquiridos a cada nova experiência é fundamental para o sucesso de uma empresa. “Conhecimento sem aplicação é igual a resultado zero”, sintetiza.

Segundo Luiz Otávio, a revolução das marcas já está acontecendo. Daquelas que são mundialmente conhecidas hoje, 50% desaparecerá. Nos últimos 35 anos, 24 empresas estiveram na lista dos dez maiores varejistas da edição “Maiores e Melhores” da revista Exame. Dessas, apenas nove ainda permanecem no mercado. “Para que isso não ocorra, é necessário entender as funções básicas de um líder, que são obter resultado através de pessoas felizes e construir o futuro da empresa com o paradoxo de lidar com o presente”, explica.

Por fim, o especialista exemplificou algumas atitudes que devem ser adotadas pelos líderes através do mnemônico AMERICA. “A” para alinhamento das estratégias para conseguir o caminho do sucesso; “M” para métricas, que estimulam o gerenciamento por meio de métricas seguras; “E” para execução disciplinada para cada uma das tarefas propostas; “R” para rapidez na execução; “I” para inovação, necessária a todo negócio; “C” para comunicação, que é uma das principais ferramentas do bom líder, uma vez que por meio dela é possível disseminar os valores e processos da empresa a fim de orientar, engajar e desenvolver as equipes e, por fim, “A” de atenção em cada detalhe do negócio. “As mudanças vão continuar. A diferença será na velocidade”, finalizou Luiz Otávio.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...