Pequeno negócio baseia economia regional

Campanha nacional desenvolvida pelo Sebrae busca mostrar à sociedade a importância das micro e pequenas empresas (MPEs). O “Dia D” do movimento ocorre nesta segunda-feira, dia 5, com ações de estímulo ao comércio – desfecho de uma série de atividades realizadas nos últimos dias. Nos vales do Taquari e Rio Pardo, 99% dos 48 mil negócios estão inseridos nesse grupo.

Gerente regional do Sebrae, Liane Klein observa que todos os “holofotes da campanha estão voltados ao Dia D”. “Nosso grande objetivo é sensibilizar as pessoas comprando nessas empresas, tão importantes para a economia da região e do país. Geram emprego e renda”, ressalta.

A programação desta segunda-feira nos vales começa por Arroio do Meio. A partir das 9h, integrantes do movimento visitam a empresa Agroecologia Ferrari, em Forqueta, em especial para comprar. O empreendimento representa grande parcela das MPEs da região.

Gerida pelo casal João Carlos, 51, e Márcia Inês Ferrari, 46, a empresa criada faz mais de 12 anos cultiva e distribui verduras, legumes e frutas para outros estabelecimentos, escolas e diretamente para a comunidade. Apenas no ano passado, foram 10,4 toneladas.

Um quiosque montado na propriedade ainda disponibiliza alimentos de outros produtores locais. “O Sebrae tem sido muito importante para nós, em especial na qualificação. Agora temos mais uma oportunidade de apresentar a empresa”, destaca Márcia.

A iniciativa segue para outros empreendimentos no restante do dia. No almoço, por exemplo, o grupo promove ação em um restaurante de Lajeado. A lista dos estabelecimentos cadastrados no movimento pode ser conferida pelo www.compredopequeno.com.br, que também apresenta todas as informações sobre a campanha. Os consumidores que acessarem a página, reforça Liane, podem conferir os dados e localização dos participantes. É uma forma de divulgação.

Importância econômica

Em todo o país, mais de dez milhões de empresas estão registradas como MPEs, responsáveis por 27% do PIB e 52% do total de empregos com carteira assinada (mais de 17 milhões de vagas).

No RS, elas somam 1,2 milhão de empresas que geram 66% dos postos de trabalho e têm participação de 33% no PIB. “Há 42 anos, o Sebrae prepara o empreendedor. É a primeira vez que fazemos um movimento para que as pessoas percebam que, ao comprar do pequeno, elas melhoram sua cidade, gerando empregos e ajudando a economia”, aponta o presidente nacional Luiz Barretto.

Para o diretor-superintendente do Sebrae/RS, Derly Fialho, ao comprar do pequeno negócio, os consumidores fazem sua parte na geração do desenvolvimento local.

O Sebrae lista cinco razões para comprar no pequeno negócio: perto de casa, responsável por 52% dos empregos formais no país, o dinheiro fica no bairro, o pequeno negócio acaba desenvolvendo a comunidade e comprar no pequeno é um ato transformador, pois o consumidor pode escolher onde investir e ajudar a desenvolver.

Perfil das MPEs nos vales

  • Responsáveis por 58,5% dos empregos gerados nos vales do Taquari e Rio Pardo.
  • Representam 99% das empresas da região, totalizando cerca de 48 mil empreendimentos.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...