Peiex/Univates apresenta balanço do ano e metas para o próximo biênio

Com o objetivo de apresentar informações sobre o Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex) da Univates, foi realizada, na manhã desta terça-feira, dia 9, mais uma reunião do Comitê Consultivo do Peiex, além de um minicurso sobre Administração de Conflitos. Atualmente, o projeto atende 100 empresas dos Vales do Taquari e do Caí.

No início do evento, a assessora técnica do Núcleo na Univates, Estela Gausmann, apresentou dados sobre o Peiex e metas para o biênio 2014/2015. Foram mostrados dados sobre capacitações realizadas durante o ano de 2014 e atividades como a Rodada Estadual, realizada no mês de setembro, e a Missão Peru/Colômbia, no mês de maio.

De acordo com Estela, a Rodada Estadual de Negócios movimentou mais de R$ 34 milhões e contou com a participação de nove núcleos do Rio Grande do Sul, além de 14 traders (sendo um de Portugal e três de outros estados) e 90 empresas participantes. Já a Missão Peru/Colômbia contou com a participação de cinco empresas, acompanhadas por técnicos extensionisas. Estela apresentou dois cases de empresas participantes que tiveram bons resultados após a viagem.

Nos desafios para o próximo biênio, Estela citou o atendimento às 90 empresas, realização de cursos e capacitações, da II Rodada de Negócios Estadual e de missões e feiras internacionais. Em seguida, teve início o minicurso sobre Gestão de Conflitos, ministrado pela diplomada em Administração e técnica extensionista Andréia Stein, que trabalha com consultoria de empresas desde 2003.

De acordo com ela, não existe nenhum assunto nas empresas que não envolva a gestão de conflitos. “Hoje tudo é mudança. Tudo é diferente. As pessoas estão diferentes, e temos que lidar com o lado emocional de nossos colaboradores”, explicou Andréia. Conforme a consultora, atualmente existe a ideia de transformar o conflito dentro das empresas em um resultado positivo e proveitoso.

“Conflito não é só briga. Pode ser uma discussão sadia também”, ressaltou ela. Entre os aspectos abordados em sua fala, estiveram liderança, inteligência emocional, gestão de conflitos e negociação. Para simplificar, Andréia apresentou exemplos práticos de cada situação. Participaram do encontro alunos, empresários e representantes de diversas entidades.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...