Pautas regionais marcam encontro com deputado Ferreira

Uma comitiva de lideranças do Vale do Taquari, representando os municípios de Teutônia, Colinas e Estrela, estiveram em Porto Alegre, na última terça-feira, dia 30, reunidos com o deputado federal Paulo Ferreira.

Entre os assuntos, projetos voltados ao desenvolvimento da região, o estabelecimento de parceria político-institucional em relação a projetos desenvolvidos pelos executivos municipais junto aos governos estadual e federal e o apoio do mandato a uma demanda ligada à infraestrutura que visa dar um salto importante na logística oferecida hoje no Vale do Taquari: a pavimentação de três trechos da RS-453 (Rota do Sol) envolvendo as cidades representadas, totalizando 6 quilômetros a um custo na ordem de R$ 7 milhões, sendo 20% do valor em contrapartida das prefeituras. “Com a estrada em condições, temos como escoar a produção local de suíno, frango e leite a um custo muito inferior ao hoje praticado pelas empresas”, afirma o vice-prefeito de Estrela, Griebeler. Ele salientou que, independentemente das carências individuais e dos diferentes perfis de cada cidade, as prefeituras estão atuando de forma conjunta nesta questão.

Outra pauta em discussão foi a necessidade de um plano conjunto para a melhor utilização do terminal rodo-hidro-ferroviário disponível hoje na região, o que atrairia diversas empresas que atualmente utilizam o serviço de logística fora do RS. “A ação do nosso mandato é ampla. E podemos articular, juntamente com todos os atores envolvidos neste processo a discussão de um projeto regional vinculado a utilização hidroviária como meio de transporte. A MP dos Portos, por exemplo, cria inúmeras possibilidades de investimentos privados que podem atrair recursos para o desenvolvimento deste setor na região. Com isso o escoamento da produção pode ser alargado para setores como o fumageiro e metalmecânico”, destacou Ferreira, que trabalhou na Câmara Federal na articulação da medida provisória junto aos operadores portuários, MP esta que estabelece um novo marco regulatório para o setor.

Participaram da reunião os estrelense, vice-prefeito Valmor Griebeler, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Marco Aurélio Wermann, e o vereador Adriano Scheeren, o prefeito de Teutônia, Renato Airton Altmann, o prefeito e o vice de Colinas, Gilberto Antônio Keller e Marcelo Schöer, o vereador Ademar Rieger (Colinas) e Gerri Machado, do gabinete do secretário estadual João Motta (Planejamento e Participação Cidadã).

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...