Parceria garante incremento no setor agropecuário de Estrela

O Governo de Estrela, através da Secretaria da Agricultura, está concluindo a terraplenagem em propriedade de Novo Paraíso, onde o produtor Diego Müller vai construir dois aviários, cada um com 2,4 mil metros quadrados. Quando o empreendimento estiver concluído, poderá alojar 90 mil aves, praticamente triplicando a produção de Müller.

Nos últimos seis meses, conforme o secretário José Adão Braun, a prefeitura executou 14 terraplenagens a produtores, para a construção de aviários, chiqueirões e confinamento de gado. Juntos, quando todos estiverem em atividade, representarão um incremento anual importante no setor agropecuário: um aumento de quase 1,9 milhão de frangos, cerca de 8 mil suínos e mais 2,2 milhões de litros de leite.

“Estrela tem uma situação diferenciada, pelo arrojo e comprometimento de seu produtores”, ressalta o secretário da Agricultura, enfatizando a parceria que existe no município, onde a prefeitura concede incentivos nas obras de terraplenagem, sem custo para o empreendedor rural. Para Diego Müller, um apoio importante. Ele, que espera iniciar a produção nos dois novos aviários em novembro deste ano, reconhece que a importância do Poder Público. “Dá uma boa diferença no custo da obra”, diz.

Para se ter uma ideia da dimensão dos serviços prestados pela Secretaria da Agricultura nos últimos seis meses, as terraplenagens chegam a quase quatro hectares. São sete para aviários, quatro para a criação de suínos (creche e terminação) e três para o confinamento de gado, visando à produção de leite. Investimentos que, de acordo com Braun, vão incrementar ainda mais o setor agropecuário. “Seguramente, quando todos estiverem em plena atividade, a agricultura representará mais de R$ 200 milhões de produção anual”, estima.

O que representam os investimentos

Avicultura
Unidades existentes: 102 aviários
Produção atual anual: 28,7 milhões de aves
Produção dos novos investimentos: Mais 1,888 milhão de aves

Criação de suínos
Unidades existentes: 116 chiqueirões
Produção atual anual: 298,5 mil cabeças
Produção dos novos investimentos: Mais 7,8 mil cabeças

Produção leiteira
Unidades existentes: 8.250 vacas leiteiras
Produção atual anual: 41 milhões de litros
Produção dos novos investimentos: Mais 2,232 milhões de litros

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...