Palestra valoriza agricultores e propõe reflexão sobre sustentabilidade

Mais de mil pessoas participaram do evento

Mais de mil pessoas participaram da programação
“A vocês que trabalham, que colocam a comida no prato das pessoas, o meu muito obrigado”. Foi com esse agradecimento que o apresentador do Programa Globo Rural, jornalista Nelson Araújo abriu a palestra Agricultura e Sustentabilidade na Expovale 2016. A atividade foi promovida pela BRF, que trouxe para o evento mais de mil pessoas, entre integrados e familiares. Ele fechou o evento “Viva Integração” da empresa, que aproveitou a Expovale para promover a aproximação com seus parceiros produtores de frangos e suínos da região.

Araújo apresentou cenários sobre a produção de carne no Brasil, exportações e plantio. Destacou que o agronegócio foi responsável por 30 milhões de postos de trabalho em 2016 e citou as perspectivas de aumento da safra brasileira, passando de 186 milhões de toneladas em 2016 para 212 milhões de toneladas no próximo ano. “O agronegócio tem uma importância vital, sendo responsável por um quarto da riqueza nacional. Cada um de vocês (agricultores) contribui para isso”, afirmou.

Ao relacionar a agricultura com a sustentabilidade, o jornalista citou a população mundial, que logo deve chegar a 9,6 bilhões de pessoas. E provocou à reflexão: “como vamos dar conta da produção de alimentos?”. A alternativa é dobrar a produção de alimentos, porém de forma sustentável, combatendo a poluição e enfrentando a escassez da água.

Quem estava na plateia aprovou o evento. Vilson Backes (62), que tem uma granja de ovos férteis em Arroio do Meio, disse que a aproximação vem de encontro às necessidades de quem está na ponta. “Normalmente, só temos contato com o técnico que nos atende, e não conhecemos a empresa e quem faz parte dela”. Para César Paulo Schmidt (38), de Canudos do Vale, a elevação da autoestima de quem trabalha na agricultura foi fundamental. “Assisto quase todos os domingos o programa na TV, onde vemos muitos exemplos positivos de quem atua na roça. A maioria esquece o quanto é importante. É bom sermos reconhecidos”. A família de Schmidt atua como integrada da BRF há quase 20 anos e, atualmente, é César que cuida do aviário de cerca de 11 mil aves. A cada ciclo de até 40 dias elas são entregues para abate no frigorífico da BRF de Lajeado, a maior empresa do Vale do Taquari em geração de empregos e impostos.

“Queríamos criar uma sinergia entre gestores, demais equipes e integrados. Escolhemos a Expovale para esse grande momento”, destacou o coordenador administrativo Paulo Bertollo. A escolha do tema foi estratégica e se encaixa numa das metas da companhia, que é preparar o integrado para crescer de forma sustentável no meio rural.

Fonte Simone Rockenbach, Priscila Rodrigues e Clarissa Jaeger - Assessoria de Imprensa EXPOVALE

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...