Palestra aborda segurança alimentar e produção de orgânicos

O secretário da Agricultura de Estrela, José Adão Braun, participou de palestra sobre segurança alimentar e a utilização de transgênicos e agrotóxicos, realizada na última sexta-feira, dia 29 de maio, no salão da Oase. O evento fez parte da programação da Semana do Alimento Orgânico e foi promovido pelo grupo Articulação de Agroecologia do Vale do Taquari, que reúne pessoas e entidades que discutem temas ligados à produção e comercialização de orgânicos. Conforme Braun, o Governo de Estrela apóia estas iniciativas e todos que se dedicam à produção de qualidade, tendo em vista que este é um mercado em crescimento e abre novas possibilidades.

No Vale do Taquari existe um grupo certificado – que atende toda a legislação referente à produção de orgânicos – em Arroio do Meio, mas vários produtores já têm se dedicado a esta atividade em outras cidades. Em Estrela é um trabalho que está iniciando e foca principalmente no incentivo aos jovens.

O assistente técnico regional na área de manejo de recursos naturais da Emater-RS/Ascar, Marcos José Schäfer, reforça que o mercado de orgânicos está em crescimento, os quais, de maneira geral, têm 30% a mais de valorização. Outro fator, que segundo ele tem contribuído para o crescimento dos orgânicos, é a maior consciência da população em geral em relação à preservação ambiental e ao não uso de agrotóxicos na produção de alimentos.

A palestrante do encontro foi a nutricionista Tatiane Turatti, da Emater/RS-Ascar de Doutor Ricardo. Entre outros, participaram produtores e técnicos de municípios como Estrela, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Bom Retiro do Sul, Progresso, Paverama e Encantado.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...