Oscar Danieli lança livro

Escritor instiga o envolvimento dos leitores nas discussões políticas

Lajeado – Uma sessão de autógrafos em Porto Alegre marcou o lançamento do livro Vamos Melhorar o Brasil? A autoria é do servidor público aposentado Oscar Danieli. Morador de Lajeado há mais de 30 anos, ele apresentar a obra na cidade em 22 de fevereiro.

Nesta publicação, o autor propõe uma reflexão sobre o exercício da cidadania. Ele também sugere uma mudança de paradigma no trato com as coisas públicas. De acordo com Oscar, esta é uma complementação do primeiro livro, lançado em 2014. “Acrescentei alguns temas, como corrupção, a crise nas finanças do Rio Grande do Sul e as reformas eleitoral e política”, revela. A intenção é fazer com que as pessoas se interessem em participar das discussões políticas e se posicionem com argumentos sólidos.

O autor
Oscar Danieli nasceu em 1945 na localidade de Rincão Doce, município de Carazinho, hoje Santo Antônio do Planalto. É o segundo de uma família de 12 filhos. Casado, tem dois filhos. Iniciou sua vida profissional trabalhando com os pais na roça. Foi comerciário, bancário e servidor público concursado. Foi agente administrativo da Previdência Social, auditor fiscal do Tesouro Nacional e Estadual. É formado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas do Alto Taquari, hoje Universidade Univates. Além disso, frequentou cursos em diferentes áreas. Como voluntário, participou de diretorias da Associação de Pais e Mestres do Colégio Madre Bárbara, da Paróquia Santo Inácio, da Società Taliana Tutti Frateli e do Centro Terapêutico São Francisco – entidade que cuida de dependentes químicos de drogas, onde foi presidente de 2003 a 2008 -, todas de Lajeado.

Ponto a ponto

Corrupção
“Sempre existiu no Brasil e se intensificou nos últimos anos. Para combater é preciso que a sociedade mude dia a dia, pensando mais no coletivo.”

Presidencialismo ou parlamentarismo?
“O presidencialismo se desgasta demais quando ocorre um impeachment. O parlamentarismo é um sistema mais indicado.”

Reformas eleitoral e política
“É preciso fazer uma análise profunda. O Brasil precisa reduzir o número de parlamentares e suas mordomias. A política não pode ser uma carreira, mas uma forma de contribuir com a sociedade.”

Foro privilegiado
“Hoje é muito abrangente. Deveria ser só para alguns cargos.”

Excesso de direitos no ordenamento jurídico
“A Constituição deu muitos direitos e poucos deveres para a população. É muito difícil que qualquer governo consiga atender todos esses direitos.”

Greves e corporativismo no serviço público
“O excesso de liberdade fez com que os mais organizados consigam benefícios. Há um corporativismo muito forte e que precisa ser reavaliado.”

Meritocracia
“A introdução disso é necessária. O servidor público deve receber pelo que produz.”

Estabilidade no emprego
“Garante benefícios independentemente do merecimento.”

Teto salarial
“Impõe o limite de ganhos, que é o subsídio de um ministro do Supremo Tribunal Federal, mas existem verbas indenizatórias que fazem os vencimentos serem muito acima desse valor. É preciso ser mais rígido nesse controle.”

Empresa pública x empresa privada
“As empresas públicas não são rentáveis como as privadas por causa dos privilégios e indicações políticas. Quanto mais puder privatizar, melhor.”

* O presidente da Câmara da Indústria Comércio e Serviços do Vale do Taquari, Ito José Lanius foi convidado pelo autor do livro para produzir o prefácio da obra. ” Tenho defendido e indicado o trabalho de Oscar Danielli, por me identificar com a linha defendida, mas especialmente, por  representar uma contribuição importante na melhoria de nosso Estado e do país, a partir da informação, tão carente ao cidadão brasileiro. É digno de registro e o faço com enorme respeito ao autor, que por sua consciência honrada, seu conhecimento e pela exposição própria, se propõe a dizer para a sociedade como avalia sua vida profissional e a de sua corporação, frente ao povo ou à sociedade que poderia melhor servir.” Lanius acompanhou o lançamento na tarde desta terça-feira(23).

Fonte O Informativo do Vale

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...