OCS Orgânicos do Vale comercializará alimentos certificados durante a Expovale 2018

A exposição e comercialização de produtos livres de adubos químicos, agrotóxicos, drogas veterinárias, aditivos químicos e sementes transgênicas será uma das novidades da 21ª Feira Industrial, Comercial e de Serviços do Vale do Taquari – Expovale 2018. Sob a coordenação de técnicos da Emater, agricultores familiares do Organismo de Controle Social (OCS) Orgânicos do Vale ocuparão um espaço no Pavilhão 4 do Parque do Imigrante para divulgar o trabalho da associação e vender alimentos orgânicos durante o evento, dentre os quais estarão verduras, legumes e frutas da época, além de produtos como batata assada e aipim descascado.

De acordo com a engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar, Andréia Binz Tonin, o OCS é uma forma de organização legal entre agricultores familiares que permite a venda direta de produtos orgânicos ao consumidor, sendo que a certificação se dá através de controles internos e da organização e fiscalização externa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).  “Produzir de forma orgânica é muito mais do que apenas não utilizar insumos proibidos. Envolve relações éticas entre produtores e consumidores”, explica.

Integram o OCS Orgânicos do Vale seis agricultores familiares, os quais são procedentes de Lajeado, Cruzeiro do Sul e Forquetinha, além de dois consumidores e três técnicos da Emater/RS-ASCAR. Eles já comercializam seus produtos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Feira do Produtor de Lajeado e na Feira Regional de Agricultores Familiares Agroecologistas da Univates. Para a Expovale, a associação está em tratativas para que mais dois grupos de produtores orgânicos certificados de Arroio do Meio também utilizem o espaço.

A Expovale 2018 ocorre entre os dias 09 e 18 de novembro no Parque do Imigrante, em Lajeado. O evento é uma realização da Acil e Prefeitura de Lajeado e tem o patrocínio de Sicredi Vale do Taquari, Fruki Guaraná, Florestal Alimentos, Imec Supermercados, Farmácias São João e Atlas, como o apoio da Equipe Josiani Luz.

Fonte Imprensa Acil

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...