Obras do Centro Cultural Univates seguem em ritmo acelerado

Mais uma obra especial para a comunidade do Vale do Taquari está próxima de ser finalizada: é o Centro Cultural Univates, localizado entre os Prédios 11 e 16 do câmpus, em Lajeado. Com cerca de 10 mil metros quadrados de construção, o complexo arquitetônico abrigará a nova biblioteca, com espaço para 300 mil livros, teatro para aproximadamente 1,2 mil pessoas, salas especiais e área de lazer. A inauguração está prevista para maio de 2014, e contará com programação cultural especial.

No teatro, a estrutura moderna permitirá a realização de todos os tipos de espetáculo. O projeto cênico e de iluminação do local foram elaborados por uma empresa de São Paulo, responsável pela produção cenotécnica dos maiores teatros do país. Além disso, o espaço terá camarins individuais e coletivos, 1,2 mil assentos com acessibilidade especial, coxias, quartelada, urdimentos, varandas de manobra e passarelas de iluminação técnica.

Entre os destaques está a estrutura do palco, que conta com boca de cena com cerca de 17 metros de largura e 8 metros de altura. O projeto pode ser comparado a grandes teatros do Rio Grande do Sul, sendo preparado para receber espetáculos musicais e de dança. A obra contará, ainda, com telão de cinema para exibição de filmes, e para realização de congressos ou de convenções. As cerimônias de formatura da Univates passarão a ser realizadas no novo local.

Já a estrutura da biblioteca será em concreto com fechamentos em alumínio composto e vidro. O primeiro permitirá a correta preservação do acervo da radiação solar e o segundo, a iluminação natural nas salas de estudo. A fachada do local terá duas camadas: entre as duas paredes, em um espaço de 70 cm, haverá um colchão de ar em constante circulação. Isso promoverá a circulação de ar entre os dois planos e a redução da transferência de calor para os ambientes internos.

O funcionamento da biblioteca será automatizado, com sistemas de autoempréstimo e autodevolução de materiais do acervo. Além disso, o local contará com novos computadores para o atendimento do usuário e para pesquisa ao catálogo, adotando tecnologias mais recentes, como tablets, notebooks e telas touch screen.

Outro espaço do conjunto arquitetônico é a praça, que contará com o memorial do egresso, onde estarão gravados os nomes de todos os diplomados pela Univates. Além disso, também haverá espelhos d’água para umidificar o ar e refrescar o ambiente.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail projetosarquitetura@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5444.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...