O sucesso do empreendedorismo por meio da inovação

A Inovates – Incubadora Tecnológica da Univates – está completando dez anos de atuação no Vale do Taquari. Desde sua implantação, em dezembro de 2003, presta serviços à comunidade acadêmica e a empreendedores da região, incentivando a produção e a prestação de serviços que se caracterizam pelo conteúdo tecnológico e pela inovação de processos e resultados. Em sua trajetória, destacou-se como uma das maiores incubadoras tecnológicas do interior do Rio Grande do Sul.

Atualmente, a Inovates presta auxílio a 15 empresas, sendo sete delas internas. Utilizando espaços cedidos pela Univates, elas possuem acesso à internet, linha telefônica, sala de reuniões, miniauditório e serviços de reprografia, entre outros, pagando apenas pequena mensalidade, que varia de acordo com o espaço utilizado.

Além disso, as empresas internas e externas recebem apoio técnico e teórico na elaboração de projetos, na intermediação de contatos, na gestão administrativa e mercadológica. Também têm apoio na indicação de fornecedores e acesso aos laboratórios e à biblioteca da Univates. Outras oito empresas que estão no mercado já passaram pela incubadora e se tornaram graduadas.

Nesta década de atuação, a Inovates gerou cerca de 220 empregos diretos e indiretos, além de colaborar com o registro de seis patentes de produtos até então inexistentes. Hoje as 23 empresas que foram ou são auxiliadas pela incubadora giram um capital financeiro estimado em cerca de R$ 11 milhões por ano, prestando serviços em diversos estados do Brasil e até em outros países.

Segundo o gerente da Inovates, Rogério Kober, a incubadora faz parte de um antigo desejo da Instituição de criar um parque tecnológico. Essa expectativa já é realidade com o Tecnovates, que terá seus novos prédios inaugurados no primeiro semestre de 2014, no câmpus de Lajeado. Ele avalia a importância da incubadora como promotora de empreendedorismo, uma vez que os alunos, mesmo depois de formados, possuem certa dificuldade em planejar novos investimentos. “Eles são muito bons tecnicamente, mas, em termos de gestão e planejamento, são inexperientes. A Inovates preenche essa lacuna para as pessoas que queiram abrir um negócio próprio”, salienta.

Para o gestor, hoje em dia não existe setor sem concorrência. A Inovates prepara profissionais que vão elaborar produtos e serviços inovadores e que ofereçam novas alternativas ao consumidor. “Se não oferecer um diferencial, será apenas mais um no mercado. Mas se oferecer algo diferente, será mais competitivo do que o seu concorrente, tendo mais chances de sucesso e de se perpetuar no mercado”, afirma Kober.

A Inovates possui um sistema de incubação constantemente aberto. Para participar, basta atender aos requisitos que constam no edital, disponível no site www.univates.br/inovates.

Informações: inovates@univates.br (51) 3714-7000, ramal 5870

Inovação tecnológica: a brecha para alçar voos mais altos

Um dos exemplos mais claros do sucesso alcançado é o da STW Automação Industrial. Incubada até o final de 2008 e hoje independente, a empresa oferece as mais recentes tecnologias em implantação de programas e de sistemas controlados por computação industrial. Atende empresas de todo o país e exporta serviços para a Argentina, Cuba e Vietnã, em parceria com uma empresa multinacional do ramo.

Segundo Ricardo Kober, sócio da empresa, o surgimento da STW deu-se pela falta de oferta de serviços na área no Vale do Taquari. Para ele, a Inovates foi essencial ao desenvolvimento da empresa, na medida em que propicia acesso a consultorias que permitem diagnósticos e orientações em diversas áreas da gestão. “Desde sua incubação, a empresa dobra de tamanho a cada ano, e ampliou em muito o seu portfólio de produtos e de serviços oferecidos”, salienta.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...