Núcleo Peiex/Univates participa de missão empresarial na Colômbia e no Peru

O Núcleo do Projeto Extensão Industrial Exportadora – Peiex/Univates participou, entre os dias 19 e 24 de maio, de uma missão para a Colômbia e para o Peru, organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Além de três técnicos extensionistas do núcleo da Univates, cinco empresas atendidas foram representadas.

Em Bogotá, capital da Colômbia, o grupo participou de palestras sobre o mercado daquele país, sobre o perfil do consumidor e também a respeito de tributação e negociação. Os empresários realizaram visitas técnicas a empresas do seu ramo de atuação e participaram de salas setoriais com representantes de entidades de classe. Houve ainda rodadas de negociação com compradores colombianos e visita a possíveis clientes para as empresas brasileiras. No Peru, a programação foi realizada em Lima, capital, com atividades semelhantes.

De acordo com a técnica extensionista Fernanda Beneduzzi, a partir desta experiência, os profissionais que participaram da missão ganharam segurança para apresentar esta oportunidade a outras empresas. “Temos consistência em mostrar aos empresários que o investimento nas missões não são à toa, uma vez que é tudo muito bem organizado pela Apex/Brasil e há suporte para todas as questões que possam aparecer. Além disso, nenhum empresário voltou sem ter ao menos uma cotação com possíveis clientes internacionais”, afirmou.

Para a empresária Camile Bertolini Di Giglio houve uma grande integração entre Apex e os empresários, no entanto, o maior sucesso da missão foi a integração dos empresários, que pela união e troca de experiências, auxiliaram uns aos outros para que todos pudessem obter resultados. “Foi minha primeira missão empresarial para o exterior, mas o que posso dizer é que estava muito bem organizada. Tive excelentes contatos e conheci ótimas empresas. Tanto na Colômbia quanto no Peru, fui muito bem recebida por todos, e credito isso à imagem que eles têm do Brasil”, afirmou.

O núcleo Peiex/Univates é representado em missões no exterior desde 2011 e esta foi a primeira vez que técnicos extensionistas participaram de uma missão. Acompanharam os empresários nesta missão os técnicos extensionistas Juciane Mallmann, Jomar Angonese e Fernanda Beneduzzi. A próxima missão ocorre de 15 a 26 de julho, na África Austral, com visitas à África do Sul, Moçambique e Angola.

Peiex/Univates

O Peiex é um projeto da Apex-Brasil de incremento à competitividade e promoção da cultura exportadora empresarial, por meo da solução de problemas técnico-gerenciais e tecnológicos. O núcleo Peiex/Univates recebe inscrições para atender novas empresas até julho e as vagas são limitadas.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...