Novo aparelho de Raio-X do HOB permite maior agilidade e qualidade em exames

No mês de março o Hospital Ouro Branco (HOB), de Teutônia, inaugurou oficialmente seu novo aparelho de Raio-X, adquirido no final de 2013. O equipamento, importado do Japão, fabricado pela Shimadzu, vai permitir, futuramente, a digitalização das imagens a partir da aquisição de equipamento complementar. O novo Raio-X permite a melhora da qualidade da imagem e agilidade na realização do exame.

O investimento da casa de saúde foi de R$ 100 mil, com utilização de recursos obtidos via convênio com o Fundo Nacional de Saúde por indicação de emenda parlamentar do deputado federal Beto Albuquerque (PSB).

O aparelho atende necessidades dos pacientes do Pronto Atendimento 24 Horas, pacientes internados e ambulatoriais encaminhados de consultórios e unidades básicas de saúde, contemplando exames do SUS, convênios como Unimed, Famit, Ipe, Cabergs, Correios e particulares.

No setor de Diagnóstico por Imagem do HOB ainda são oferecidos os serviços de ultrassom, tomografia e mamografia. Com este, são dois aparelhos de Raio-X, um intensificador de imagens utilizado em procedimentos cirúrgicos no Centro Cirúrgico e Obstétrico, um aparelho de ultrassonografia e um tomógrafo computadorizado.

Conforme o diretor executivo do HOB, André Lagemann, em 2013 foram realizados 30 mil exames nos diferentes serviços de diagnóstico de imagem do hospital. Especificamente na mamografia são realizados 264 exames por mês pelo SUS, atendendo 14 municípios do Vale do Taquari.

“Para 2014 ainda está prevista a aquisição de novos aparelhos de ultrassom e densitômetro ósseo, além do início das reformas na área física do SDI, com mais duas salas para realização de exames e novo acesso externo para o serviço de imagem pela Rua Fernando Ferrari, ao lado do Pronto Atendimento. Paralelamente a isso o HOB conta com projeto aprovado na Vigilância Sanitária do Estado para a construção de uma nova área para o SDI, com acesso pela Rua Major Bandeira, partindo agora para a fase de captação de recursos para o novo e grande empreendimento”, adianta Lagemann.

Agendamentos com o SDI do HOB podem ser realizados pelo fone (51) 3762-1131 ou pessoalmente no hospital. O setor passou a contar com horário de atendimento ampliado, das 7h30min às 18h30min, sem fechar ao meio-dia, agilizando o atendimento e ampliando o número de pessoas beneficiadas.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...