Noite principal do 22º Natal Açoriano reúne mais de 20 mil pessoas

As pancadas de chuva que caíram sob Taquari durante o final da tarde da última sexta-feira, dia 13, não assustaram o público que se deslocou em peso até a Lagoa Armênia para acompanhar aquela que se tornara uma noite inesquecível para a cidade e o povo taquariense. Mais de 20 mil pessoas prestigiaram o maior Natal Açoriano já realizado no município. A encenação do presépio vivo com a chegada os colonizadores açorianos, o show pirotécnico, o samba-enredo da Império da Zona Norte e o show nacional de Michel Teló emocionaram o público presente.

Na semana que antecedeu a noite principal do evento, as soberanas Caroline Pereira, Caroline Lazzaron e Caroline Monteiro, acompanhadas de autoridades municipais e membros da comissão organizadora, percorreram diversas emissoras de rádio e televisão da região a fim de convidar todo o Estado para participar da festa. E assim aconteceu. Pessoas de outros municípios e até de Estados vizinhos vieram exclusivamente acompanhar as atrações, que se estenderam até altas horas da madrugada.

Na abertura oficial, o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, subiu ao palco e ressaltou a atenção que os organizadores tiveram para poder proporcionar um evento único na cidade, planejando cada detalhe. “Vocês podem ter a certeza de que todo o nosso esforço foi para que vocês pudessem desfrutar com muita alegria desta noite”, disse o prefeito. Autoridades como os deputados estaduais Adão Villaverde e Ciro Simoni, o deputado federal Fernando Marroni, o secretário estadual do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Jorge Branco, o vice-prefeito, André Brito, e o presidente da comissão organizadora do evento, Ramon de Jesus, também se fizeram presentes, além de todos os secretários e vereadores do município e membros da comissão organizadora.

No começo das apresentações o grupo ICA Raízes e a Cia de Arte Jefferson Brandão assumiram o tablado principal interpretando danças e coreografias típicas do povo de Portugal, fazendo alusão à cultura açoriana. Bailarinos e alunos do Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja também participaram da encenação do tradicional presépio vivo, que neste ano apresentou uma novidade com Maria entrando em cena montada em um burro.

As crianças também deram o seu show ao lado do Papai Noel, que brincou com o público e contagiou os pequenos presentes. O tradicionalismo, por sua vez, não ficou de fora. Com sanfona em mãos, canções gauchescas também foram interpretadas pelos artistas. No total, a encenação do presépio vivo, que na apresentação se funde à história da colonização açoriana no município, reuniu cerca de 150 artistas.

Logo após a encenação, a escola de samba Império da Zona Norte invadiu o palco para apresentar o seu samba-enredo em homenagem a Taquari. Cantando “Tibiquary: teu povo te fez Taquari”, a escola vai levar o município para desfilar na avenida em 2014, no Grupo Especial do Carnaval de Porto Alegre.

Com mestre-sala e porta-bandeira e a tradicional ala das baianas, a Império fez bonito com seus dançarinos e bailarinos, que entraram em meio ao público para animar a noite entoando músicas e marchas carnavalescas junto com o intérprete e a bateria, que ficou instalada no Palco/Barco Tia Helena. Na oportunidade, a escola convidou o povo taquariense para torcer por eles no Carnaval de 2014, pois acreditam que podem ser vencedores com o samba-enredo em homenagem ao município.

Já o espetáculo pirotécnico foi um show à parte. Os céus da Lagoa Armênia ganharam cores vibrantes e fortes por cerca de 15 minutos, encantando todos que admiravam o cartão-postal da cidade por todos os ângulos. Enquanto o público se distraía acompanhando os fogos, o músico Michel Teló se preparava para entrar no palco do 22º Natal Açoriano em Terra Gaúcha e protagonizar o maior show nacional já realizado em 22 edições do evento.

Michel Teló deu uma “fugidinha” até Taquari e encerrou a noite com show histórico

A maior expectativa da noite subiu ao palco do 22º Natal Açoriano em Terra Gaúcha e protagonizou um show histórico para o evento e também para Taquari. Com o gramado da Lagoa Armênia tomado pelo público, Michel conquistou as mais de 20 mil pessoas presentes com humildade e talento.

Entoando canções e hits consagrados como “Fugidinha”, “Amiga da Minha Irmã” e a canção mundialmente conhecida “Ai, Se Eu Te Pego”, Michel também fez um resgate ao seu início de carreira, quando fazia parte do grupo “Tradição”, cantando “Barquinho”, e seu primeiro sucesso em carreira solo, “Ei, Psiu! Beijo Me Liga”. O músico também surpreendeu apresentando trilhas sonoras de filmes tocadas na gaita e alguns covers de gêneros variados como rock, marchinha de carnaval, música gospel e até funk.

As crianças não deixaram de participar da festa. Simpático e prestativo, Michel dividiu o palco com dois pequenos, que cantaram junto com o artista e contagiaram todos que lotaram os espaços da lagoa. O músico paranaense é filho de gaúchos e conquistou o público ao apresentar músicas tradicionalistas e a afirmar que tem o coração no Rio Grande do Sul.

Estrutura

Neste ano, a administração municipal em conjunto com a comissão organizadora optou por investir em grades de proteção e em um espaço destinado especialmente para os deficientes físicos. Durante todo o dia que antecedeu o espetáculo, as cadeiras que foram reservadas pela população foram devidamente organizadas e colocadas em pontos seguros. Já a área abaixo, onde se localizaram o cenário do presépio vivo e o palco do show principal, ficou totalmente isolada. Tão logo foram encerradas as atividades e a equipe de segurança e da Secretaria de Obras tratou de desmontar a estrutura em poucos minutos para que o público pudesse fazer uso da área a fim acompanhar a atração principal da noite: o show com o cantor Michel Teló.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...