Neutralização de gases poluentes, uma alternativa sustentável

Mais uma empresa optou pela neutralização dos gases causadores do efeito estufa como forma de contribuir com a preservação do meio ambiente. Na manhã de quarta-feira, dia 2, a Madeireira Kich, de Posses, Paverama, recebeu da Certel Energia o selo Carbono Neutro e a certificação do programa Energia Verde em Harmonia Ambiental, ao qual está participando. A entrega foi efetuada pelo consultor ambiental da cooperativa, o engenheiro agrônomo Ricardo Jasper, e pela colaboradora do Departamento de Meio Ambiente, a engenheira ambiental Tatiana da Costa.

Com mais de um século de atividades no Vale do Taquari, a Madeireira Kich plantará 128 mudas de árvores nativas para neutralizar 25,32 toneladas de gás carbônico equivalente (CO2e). Segundo o proprietário Luis Henrique Kich, a empresa percebeu que o momento é de aglutinar esforços em benefício da natureza.

“É muito importante nós, empresários, termos consciência disso pelo apoio que a Certel Energia dá, inclusive com o monitoramento das mudas. A cada dia que passa, a necessidade de nos engajarmos em prol da preservação ambiental só aumenta. A cooperativa está de parabéns, pois procura as empresas e debate com elas a esse respeito”, avalia.

Renovação

No mesmo dia, duas empresas teutonienses renovaram sua parceria com o programa. A Formalar Móveis plantará 70 mudas para neutralizar 13,7 toneladas de CO2e, e a Rádio Germânia FM, 43 mudas para 8,3 toneladas.

Jonas Unnevehr, da Formalar, considera fundamental que as empresas foquem suas atenções para a preservação ambiental. “E o programa gerou uma mudança de comportamento na empresa. Paralelamente, recolhemos pilhas e óleo de cozinha entre os colaboradores, e também reciclamos todo o resíduo de MDF, que é a nossa matéria-prima”, afirma.

Para Fritz Follmer, diretor da Rádio Germânia, a preocupação com o meio ambiente é uma necessidade urgente. “Enquanto pudermos, queremos contribuir e fazer a nossa parte. Se não fizermos algo, qual o mundo que deixaremos para os nossos descendentes?”, questiona. A emissora conta também com um programa dedicado às questões ambientais, o Planeta Água, através do qual procura conscientizar os ouvintes.

Saiba mais

Através do programa Energia Verde em Harmonia Ambiental, a Certel Energia já estimulou 68 empresas e instituições públicas a plantarem 119.929 mudas de árvores, neutralizando 23.783,52 toneladas de carbono equivalente. Entidades interessadas em também participar podem procurar o Departamento de Meio Ambiente da cooperativa, através do telefone (51) 3762-5566.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...