Negócios em Pauta

Profissionais da comunicação debatem marketing e as multiplataformas

Plano de Marketing e as ferramentas multiplataformas de comunicação foram o mote do oitavo workshop do projeto Negócios em Pauta, realizado nesta segunda-feira (18), na sede do Sincovat, em Lajeado. Com explanações da professora da Univates, Elisete Kreutz, e do profissional da agência W2M, Janclei Frömming, o evento teve como debatedores a gerente de marketing da rede Imec, Eliana Schneider; diretor comercial e do Estúdio A Hora, Sandro Lucas; consultora organizacional da Capital Verde, Raquel Winter; publicitário Marcio Alessio e jornalista Simone Rockenbach.

Elisete esclareceu que o plano de marketing tem a função de criar aos públicos de interesse de uma marca uma mensagem relevante, sendo constituído de seis estágios. Iniciando pela definição do objetivo, a etapa de pesquisa exige tempo e deve avaliar pessoas, instituições sociais e os meios técnicos de produção e transmissão da informação. Ao citar a variedade de pesquisas e ressaltar a necessidade de ela também ser aplicada no ambiente interno da empresa, a professora afirmou: “A melhor pesquisa é aquela que cabe no bolso e consegue trazer as informações que a gente precisa”. Passado o período de coleta de dados, vêm as fases de análise dos resultados e elaboração do plano em si, seguidas pela aplicação e avalição. “Nunca é 100%. Sempre tem que estar atento para fazer os ajustes necessários para o plano dar certo”, preveniu. Elisete também indicou que, entre as estratégias de comunicação mais utilizadas, está o marketing de conteúdo, com o qual se proporciona informações significativas e se criam relações com os consumidores. “As pessoas valorizam as marcas como extensões das suas próprias identidades e buscam essa validação”, explicou. Ela ainda alertou: “Cada público é diferente e por isso não podemos fazer uma comunicação generalizada”.

O foco nas pessoas também foi destacado por Frömming, o qual declarou que o marketing é mais amplo e estratégico que a publicidade, assumindo um viés de estabelecer ligações emocionais com os consumidores: “Pessoas que consomem esperam que as marcas criem valor na vida delas. Ninguém mais compra por comprar”. Segundo ele, a comunicação atual se dá em multiplataformas, compreendendo os meios tradicionais – que rodam no modo off-line, como jornais, revistas e outdoors – e os digitais, como sites e rede sociais disponíveis no formato on-line. O publicitário ressaltou que a facilidade de acesso à informação traz mais conhecimento e, por isso, a fidelização a uma marca é rara e utópica. Assim, na mesma velocidade com que os meios tecnológicos evoluem, a forma de lidar com cada cliente também muda, exigindo a sinergia entre todos os canais que o impactam e a oferta de informação de qualidade que gere credibilidade a um produto, empresa ou marca. Assegurando que estar em multiplataformas é importante desde que se explore as técnicas adequadas para se ter retorno, Frömming orientou que, antes de estar no meio digital, é fundamental que se tenha uma eficiente e efetiva estratégia de marketing tradicional.

Defendendo que, independentemente da ferramenta de comunicação utilizada, deve prevalecer o plano de marketing acompanhado de um estudo de mercado, análise da concorrência e avaliação do público, Alessio atestou que a base de qualquer organização está em possuir uma marca forte, sem a qual se está fadado ao fracasso. O desafio de se manter no mercado diante da evolução das multiplataformas guiou o restante do debate e, quando Lucas provocou a reflexão sobre o que o mundo perde quando uma marca deixa de existir, Elisete sentenciou: “Se for só preço, não perde nada”.

Fórum

O projeto Negócios em Pauta é uma realização do Sincovat em parceria com o jornal A Hora. A próxima atividade será o Fórum Estadual Gestão e Empreendedorismo, que ocorre no dia 27 de setembro, no Centro Cultural Univates. A programação inclui palestras com o governador gaúcho José Ivo Sartori; economista-chefe do Banco Sicredi, Alexandre Barbosa; jornalista e consultora em reputação corporativa e comunicação estratégica, Susane Veloso; publicitário e diretor criativo da Morya Comunicação, Fábio Bernardi; e CEO do Walmart.com Brasil, Paulo Sérgio Silva. Enaltecendo a proposta de qualificar o meio empresarial e sensibilizar sobre a importância de se fazer gestão, o presidente da entidade, Rui Mallmann, recomendou: “Procurem o Sincovat e façam sua inscrição. Essa é uma oportunidade única na região”.

Fonte Simone Rockenbach

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