Natal no Morro: Espetáculo valoriza o homem do campo

Com o título “O Menino nasce nos braços do campo”, o espetáculo cênico Auto de Natal, da 21ª edição do Natal no Morro, irá valorizar o papel do homem do interior na construção da história local e sua importância para o desenvolvimento da região. A primeira encenação ocorre neste sábado, dia 14, às 20h, no Morro da Matriz, e conta com a participação de 70 voluntários locais, sendo 30 crianças, que terão um momento especial durante o espetáculo. “A ideia é causarmos um impacto no público, com a atuação das crianças, pois elas serão as responsáveis por conduzir José e Maria até a estrebaria”, conta o diretor do espetáculo, Pablo Capalonga, que pelo segundo ano consecutivo é o responsável pela construção do Auto de Natal.

Segundo ele, o título da encenação já adianta, um pouco, do que será mostrado ao público. “O homem do campo será o personagem principal para contar a história do nascimento de Jesus. A cultura do povo dos campos do alto da serra vai estar presente no cenário, figurinos, músicas e adereços. Os espectadores irão identificar a presença do campo na encenação e se enxergar dentro do espetáculo por meio das pessoas que estarão contando a história. Ao lado da família santa, o campo será protagonista”, antecipa.

A concepção cênica irá apresentar carroças, animais, casas típicas do interior e a maneira de falar e agir do povo do campo. Também haverá danças, como elemento que ajudará a narrar a história e cantores que farão a ligação entre cenas faladas e as imagens do espetáculo. “Não podemos contar detalhes, para não estragar a surpresa, mas garantimos que o público irá se apaixonar e se emocionar pelo Auto de Natal”, destaca.

Capalonga garante que as surpresas estarão presentes desde o início da apresentação. “Vamos fazer uso dos quatro elementos da natureza – ar, fogo, terra e água, que são os pilares fundamentais do homem do campo. A iluminação também será um dos pontos altos”, ressalta. O texto escolhido para este ano é uma adaptação.

Mais atrações

Nos dias de encenação – 14 e 21 de dezembro, haverá programação especial para os visitantes, que mais cedo poderão participar de um roteiro turístico por Arvorezinha, que terá visitação ao Moinho Fachinetto, Cerâmica Fachinetto, ervateira e Parque das Araucárias. O passeio é gratuito e ao final será oferecido café colonial, este por adesão. Reservas podem ser feitas na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura pelo telefone 3772-1247. “Teremos uma estrutura de alimentação e banheiros para atender o público que irá prestigiar a encenação. Além disso, sugerimos que sejam trazidas cadeiras, e que cheguem cedo para garantirem o melhor lugar”, comenta a secretária de Turismo e Cultura, Rejane Borille.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...