Museu Municipal mais próximo da realidade

A tarde ensolarada de domingo, dia 8, deu um brilho especial à entrega oficial dos novos espaços da Casa do Museu. O público que participou do evento, representantes da cultura, educação, comunidade, autoridades e Amigos da Casa do Museu, acompanharam um show musical no palco construído no pátio totalmente reformulado, além de conhecer os espaços reformados e adaptados do porão do futuro Museu Municipal. O projeto total soma um investimento superior a R$ 130 mil, dos quais, R$ 126 mil oriundos de recursos do Edital Mais Museus 2010, do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e Ministério da Cultura (MinC), somado a contrapartida do município.

A coordenadora do Departamento de Cultura e Turismo, Angelica Diefenthaler e a coordenadora técnica da Casa do Museu, Carla Schroeder iniciaram a tarde resgatando um pouco da história do prédio localizado no coração da cidade, que desde 2009 sedia exposições temáticas e artísticas para a comunidade. Na sequência, falaram sobre a obra que iniciou em maio deste ano e segue em etapas, com previsão de conclusão para novembro, quando o local deve ser oficialmente reconhecido como Museu Municipal. O porão reformado será utilizado, entre outras finalidades, para a realização de oficinas artísticas.

A secretária de Educação e Cultura, Eluise Hammes, parabenizou os envolvidos no processo e ressaltou a importância da participação da comunidade nas atividades oferecidas. O Prefeito Sidnei Eckert destacou a importância do resgate da história do município para a construção do futuro. “Graças a essas pessoas diferenciadas, que pensam em algo a mais, além da rotina, é possível dar leveza à comunidade e garantir o registro da nossa história”. Eckert lembrou que o município está entre o pequeno grupo de beneficiados com o edital em todo o país. “Arroio do Meio tentou e persistiu, até garantir a conquista”.

A reforma inclui a escavação do porão, abertura de algumas paredes e reforço de outras, além da troca do piso e da forração, pintura do local e revitalização do pátio com a construção de um palco e área de convivência, mantendo a originalidade do prédio. No local serão instaladas salas para reserva técnica, restauro/ higienização, oficinas e cursos. A conquista do Edital garante ainda a contratação de assessoria técnica para implantação de plano museológico e museográfico; capacitação da equipe que trabalha diretamente nas atividades do museu; aquisição de equipamentos e mobiliário e instalação do projeto de iluminação e climatização de alguns espaços, visando a preservação do patrimônio cultural.

Contextualizando

A conquista do recurso se deu por meio do Edital Mais Museus 2010, do IBRAM e MinC. O projeto elaborado pela coordenadora do Departamento de Cultura e Turismo, Angelica Diefenthaler e coordenadora Técnica da Casa do Museu, Carla Schroeder, com apoio da Secretaria do Planejamento, foi enviada aos órgãos em março de 2010. O Edital estava aberto para cidades com até 50 mil habitantes, que não possuíam instituição museológica, porém, Arroio do Meio foi a única cidade contemplada no Rio Grande do Sul, tendo obtido a sétima colocação, entre oito projetos aprovados no país.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...