Municípios aderem ao saneamento da sua área geográfica

Quinze municípios, dentre os quais 12 do Vale do Taquari, firmaram termo de adesão ao Programa Estadual de Controle e Erradicação da Tuberculose e Brucelose bovina – Procetube/RS, com base no Programa Nacional e Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal – PNCEBT, do Ministério da Agricultura.

O ato ocorreu na Expointer durante evento realizado pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio e que contou com as presenças do secretário Luiz Fernando Mainardi, governador Tarso Genro e de centenas de produtores de leite do Estado.

Assinaram o termo os prefeitos, ou representantes, dos municípios Anta Gorda, Arvorezinha, Carlos Barbosa, Colinas, Cruzeiro do Sul, Doutor Ricardo, Encantado, Ilópolis, Lajeado, Marques de Souza, Montauri, Protásio Alves, Roca Sales, Santa Clara do Sul e Westfália.

O governador ressaltou a importância da cadeia do leite para a economia do Estado e, principalmente, para as dezenas de milhares de famílias e os 90% dos municípios gaúchos onde a atividade leiteira é praticada. “O Estado tem-se preocupado em proporcionar a estas pessoas e economias municipais o direito de um acesso democratizado a uma cadeia produtiva rentável e em evolução” enfatizou Genro.

Selos de sanidade

Mainardi acrescentou – “queremos, em dez anos, dobrar a produção de leite do Estado, proporcionando aos produtores uma oportunidade de renda crescente; à indústria, leite suficiente, saneado e de qualidade; e, ao consumidor, derivados lácteos mais variados e saudáveis.”

Com a adesão de mais 12 municípios, o Vale do Taquari alcança a expressiva marca de 50% das unidades municipais saneadas, o que abre a perspectiva às laticínios adquirentes do leite saneado de planejar o uso de selos de sanidade, de qualidade e de denominação de origem em seus produtos, agregando valor aos mesmos.

Pelos municípios que aderiram aos trabalhos de saneamento, falou o prefeito de Arroio do Meio, Sidnei Eckert. Esse município é líder da Comarca integrada ainda por Capitão, Coqueiro Baixo, Nova Bréscia, Pouso Novo e Travesseiro, que deram origem ao Procetube, em 2010, com o Projeto Piloto Nacional de saneamento de suas áreas geográficas.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...