Muçum realiza primeiro evento para troca de sementes crioulas

O município promoveu, na última quinta-feira, dia 28, o primeiro encontro para troca de sementes crioulas. A atividade, realizada na sede da Sociedade Fortes e Livres, contou com a participação de mais de 140 pessoas que trocaram entre si 66 espécies de sementes crioulas existentes no município. De maneira concomitante, foi organizada a 13ª edição do Encontro do Clube de Mães. Ambos os eventos foram alusivos à comemoração do 56º aniversário de emancipação político-administrativa de Muçum.

De acordo com o técnico agrícola da Emater/RS-Ascar, Jairo Bellini, o objetivo do encontro foi o de promover o resgate da cultura rural de preservação de sementes crioulas limpas e saudáveis para o consumo. “Algo que já existia no passado, sendo a nossa intenção voltar a sensibilizar os agricultores e pessoas interessadas para a importância desse tipo de produção”, ressalta.

A variedade de espécies apresentadas também superou as expectativas, de acordo com o técnico. “É muito legal ver o interesse dos participantes não apenas em expor sementes sadias e de boa qualidade, mas também em efetuar o intercâmbio”, salienta. Para Bellini a troca de ideias, a reflexão, o voltar a pensar naquilo que se tinha de bom antigamente, é o que faz com que um evento do gênero tenha o seu objetivo atingido.

O encontro foi organizado pela Prefeitura, clubes de mães, Emater/RS-Ascar, Ação Social, Cultura, Turismo e Desportos (ASCTD), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), Sindicato de Couros e Peles (SCP), Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e secretarias municipais de Ação Social, Cultura, Turismo e Desportos (SMASCTD) e de Agricultura e Produção (Smap). O apoio foi da cooperativa Sicredi.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...