Mobilização 11ª ação Viva o Taquari Vivo, em 25 de março, terá maior participação da bacia Taquari-Antas

Apoiadores do programa participaram de reunião na Acil

Vale do Taquari – Representantes dos municípios, empresas e instituições apoiadores do programa “Viva o Taquari Vivo” reuniram-se na manhã desta quinta-feira (26.01), na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), para organizar os detalhes da ação. A 11ª edição do programa ocorre no dia 25 de março, com início às 7h30min e estendendo-se até o meio dia. Participam nesta edição os munícios de Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul e Venâncio Aires.
Em 2016, o projeto ganhou uma nova dimensão. Os 120 municípios que compõe a Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, de acordo com a sua realidade, reproduzirão ações. O presidente do comitê, Júlio Cesar Salecker, explica que no início do mês de março ocorrerá uma reunião que trará aos municípios a proposição de participar com alguma atividade na data marcada a realização do mutirão, devido à comemoração da Semana Mundial da Água. “O comitê está à disposição do Viva o Taquari Vivo. Umas das nossas metas é fomentar a educação ambiental e, nesse caso, ela se dá por meio da atividade”, afirma Salecker.
Um selo foi desenvolvido para registrar a adesão do Comitê da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas na ação “Viva o Taquari Vivo”. Gilberto Soares, coordenador voluntário do programa, lembrou que a ação, originada como projeto da Acil como voluntária pessoa jurídica da Unidade da Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado, transformou-se em mobilização regional, com forte e crescente apoio da comunidade. “A essência do projeto é o voluntariado. É um programa transformador,” acentua.
Ramificação
Na edição passada, a iniciativa teve a participação de mais de 600 voluntários e registrou total de mais de 4,200 quilos de lixo retirados das margens do rio. No total das dez edições anteriores, foram retirados do rio quase 33 toneladas de lixo.
A ação foi criada para construir uma nova relação de nossa sociedade com o rio Taquari e seus afluentes, provocando a reflexão para a consolidação da consciência “preservacionista” na região. E, ano após ano, a comissão organizadora registra o aumento do voluntariado interessado em defender e preservar o rio.
Adesão
Entidades, empresas, organizações, proprietários de embarcações e cidadãos interessados em aderir à mobilização voluntária devem entrar em contato com a coordenadora da UPV Lajeado na sede da Acil, rua Silva Jardim, 96, Centro, Lajeado, pelo fone 3011-6900 ou e-mail parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br

Fonte Priscila Rodrigues- Assessoria de Imprensa ACIL

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...