Meliponicultura é nova alternativa aos produtores de Capitão

Meliponicultura é a criação de abelhas sem ferrão. Com o intuito de diversificar e alternar novas opções de renda, e também, na preservação da natureza, o secretário da Agricultura, Valmir Morschheiser, vem trabalhando a questão do potencial apícola existente no município de Capitão. Tanto na floresta nativa, quanto nas áreas reflorestadas, principalmente o eucalipto que é uma planta que produz grande quantidade de néctar.

O trabalho já foi iniciado e está dando certo. Várias caixas ou colmeias já foram adquiridas na segunda feira, dia 28, onde o titular da Pasta acompanhou a captura de dois enxames de jataí (mirim alemãozinho). Os mesmos foram retirados de dois troncos de árvores, colocados nas colmeias padrão para esse tipo de abelha sem ferrão.

O produtor Hernandez Bagatini está iniciando na atividade e já possui duas colmeias oriundas da captura em árvores, e pretende ampliar o número de colmeias.

Para quem quiser ingressar na atividade de meliponicultura, Morschheiser se coloca a disposição para auxiliar no que for possível. Também comunica que durante o mês de maio, acontecerá uma demonstração para os produtores e público em geral sobre criação de abelhas sem ferrão.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...