Melhoramento Genético em Bovinos de Leite é tema de palestra em Dois Lajeados

Um grupo de agricultores de Dois Lajeados participou, na última terça-feira, dia 4, de uma palestra, com o tema Melhoramento Genético em Bovinos de Leite. A atividade, ministrada pelo médico veterinário da Emater/RS-Ascar, Ricardo Gutierrez Oliveira, foi realizada no CTG Potro Sem Dono. A organização do evento, parte de uma série de ações que vem sendo realizadas em Dois Lajeados com vistas à qualificação e aumento da produção de leite, foi da Emater/RS-Ascar, com o apoio da Prefeitura Municipal e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).

Na ocasião, Oliveira abordou os principais aspectos relacionados ao tema, ressaltando o fato de o produtor ser o principal responsável pelo melhoramento genético de seu rebanho. “Em muitos casos o resultado alcançado dependerá das escolhas de cada um”, enfatizou. Para o veterinário, o bovinocultor de leite precisa, cada vez mais, conhecer as características dos seus animais, bem como o material genético que está sendo utilizado em cada inseminação. “Algo que possibilitará definir o padrão genético pretendido para o rebanho”, observou.

O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Dois Lajeados, Fábio Balerini, ressalta o fato de o município, assim como muitos outros da região, ter a bovinocultura de leite como uma das principais fontes de renda para as famílias rurais. No município são 140 famílias que comercializam cerca de 10 milhões de litros de leite ao ano. “Nesse sentido, a atividade teve o objetivo de levar informações, esclarecer dúvidas e conscientizar os produtores sobre a importância da implantação do melhoramento genético nos rebanhos”, enfatizou.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...