Meio Ambiente Revive Boa Vista recolhe mais de 430 itens em ação de conscientizaçã

Evento realizado na manhã de 23 de junho recolheu óleo de cozinha, pilhas, eletrônicos e medicamentos vencidos

Na manhã de sábado, dia 23 de junho, ocorreu ação de descarte consciente de lixo eletrônico e medicamentos vencidos, com posto de coleta instalado junto ao Pavilhão Multiuso, na Prefeitura de Teutônia. A atividade integrou a ação socioambiental teutoniense Revive Boa Vista, em sua 9ª edição, realização da Unidade Parceiros Voluntários de Teutônia, com apoio da Administração Municipal de Teutônia e da Emater/RS-Ascar, além das mantenedoras CIC Teutônia, Certel, Couros Bom Retiro, Seccare, Cooperativa Languiru, Sicredi Ouro Branco, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo e Star Led.

Na oportunidade foram recolhidos mais de 430 itens, entre pilhas e eletrônicos, além de 31 litros de óleo de cozinha e 50 chapas de Raio-X. A iniciativa contou com o envolvimento de voluntários e empresa especializada dará o destino final correto aos materiais recolhidos. Entre esses também estiveram 40 televisores, 45 celulares, 63 itens de informática, 12 equipamentos de som e 34 carregadores.

Esta foi a primeira atividade do Revive Boa Vista no ano, que tem por objetivo a preservação do Meio Ambiente e a conscientização da população para cuidados com a natureza e a correta destinação do lixo. Depois dessa, ainda haverá outras iniciativas nestes mesmos moldes nos dias 04 de agosto, no Supermercado Languiru do Bairro Canabarro; 20 de outubro, no Pavilhão Multiuso, juntamente com a tradicional programação do Revive Boa Vista; e 1º de dezembro, novamente no Supermercado Languiru do Bairro Canabarro. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (51) 3762-1233 ou pelo e-mail parceirosvoluntarios@cicteutonia.com.br.

Histórico

O Revive Boa Vista teve início no ano de 2010. Naquela oportunidade foram realizadas atividades de recolhimento de lixo no Arroio Boa Vista, com mais de uma tonelada coletada às suas margens, e o plantio de 500 mudas de árvores nativas. Em 2011 a ação recolheu 750kg de lixo, seguiu com o plantio de mudas de árvores nativas e ainda propiciou visita ao Aterro Sanitário de Teutônia. A mesma quantidade de lixo foi recolhida no ano de 2012, que também teve o plantio de árvores. As atividades de 2013 estiveram voltadas ao trabalho de conscientização da comunidade, com a distribuição de material informativo e educativo. Em 2014, com a retomada do recolhimento de lixo às margens do Boa Vista, foram coletados 290Kg, além de distribuídas para plantio 200 mudas de árvores nativas. Com o slogan “Sombra e água fresca estão em suas mãos”, a 6ª edição, desenvolvida em 2015, contou com a primeira ação de descarte consciente de lixo eletrônico e medicamentos vencidos, oportunidade em que foram coletados mais de 450 eletrônicos e 1,5 mil pilhas, cerca de 100 medicamentos vencidos e 29 litros de óleo de cozinha. No ano de 2016, em quatro edições da ação, realizadas em junho, setembro, outubro e novembro, foram recolhidos cerca de 180 litros de óleo de cozinha, milhares de unidades de pilhas e baterias, em torno de 250 unidades de medicamentos vencidos, mais de 1,2 mil equipamentos eletrônicos e 140 chapas de Raio-X. Em 2017 foram realizadas três ações do Revive Boa Vista: no mês de setembro, descarte consciente de lixo eletrônico e medicamentos vencidos, com o recolhimento de mais de 650 itens, além de 71 litros de óleo de cozinha, 24 medicamentos vencidos e 55 chapas de Raio-X; no mês de outubro, com visitação ao Aterro Sanitário de Teutônia e quatro pontos de coleta de lixo (Associação da Elegê, Associação da Languiru, Várzea e Parque Poliesportivo), onde cerca de 40 voluntários recolheram em torno de 250Kg de lixo, entre plásticos e material de construção, placas de sinalização de trânsito, roupas, garrafas, pneus, canos de PVC e até um vaso sanitário; e no mês de dezembro, com o recolhimento de mais de 380 itens na ação de descarte consciente de lixo eletrônico, medicamentos vencidos e óleo de cozinha. Na primeira ação de 2018, nesta que é a 9ª edição do Revive Boa Vista, foram recolhidos mais de 430 itens no descarte consciente de lixo eletrônico, medicamentos vencidos e óleo de cozinha.

Fonte Leandro Augusto Hamester

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...