Telefone: 55 (51) 3011 6982

fruki (1)bbbb

Meeting Empresarial apresenta linhas de financiamento e cases de inovação

Patrocínio

Novidade deste ano na Jornada Técnica do Setor Alimentício 2018 – AlimentaAçãoRS, o Meeting Empresarial concentrou a explanação de linhas de financiamento e o compartilhamento de cases de inovação. Realizada nesta quinta-feira (9) no Weiand Hotel, a atividade reuniu principalmente empresários e gestores de organizações da região interessados em investir e se diferenciar para crescer.

A parte do crédito teve a participação de Sicredi, BRDE e Badesul. Maikel Zenkner, da Sicredi Vale do Taquari, apresentou as principais opções que a cooperativa tem e que estão voltadas ao incremento dos negócios. “Nosso objetivo não é lucro, mas desenvolvimento local. Somos parceiros do empreendedorismo”, afirmou. Representante do BRDE, Alexander Leitzke explanou sobre a atuação do banco em âmbito de Região Sul do Brasil. Em média 50% dos contratos do BRDE são com foco industrial, o equivalente a R$ 500 milhões por ano. E salientou o foco dos projetos de inovação. “Desde a mão de obra à participação em feiras, tudo o que precisa para colocar em prática uma iniciativa inovadora”. Com abrangência estadual, o Badesul reforçou a relevância de uma agência de fomento para as organizações, em especial por conseguir reduzir as taxas de mercado. “Não exigimos reciprocidades e temos forte expertise na questão de linhas de crédito aos municípios. Temos expertise nisso”, garantiu Juliano Balestrin.

 

Governança

Coordenador do Capítulo Sul do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, Leonardo Wengrove desmistificou a afirmação de que governança é somente para grandes companhias, afirmando que ela deve ser aplicada a qualquer tipo de organização, independentemente do porte ou natureza jurídica. Erroneamente associada a estruturas robustas e de alto custo, ela tem por finalidade gerar valor a longo prazo. “A governança é, acima de tudo, conceitos que visam transformar princípios e recomendações práticas em objetivos extremamente aplicáveis”, esclareceu. Para ilustrar o tema, Roberta Marina Zen relatou o case da Zen S.A., empresa que atua no mercado de autopeças e que investe em governança desde 1999.

 

Cases de inovação

O que as indústrias estão fazendo para se destacar no mercado e ganhar a preferência dos consumidores. Com esse mote três empresas da região apresentaram seus cases de inovação: Bebidas Fruki, Divine Chocolates e Florestal Alimentos. Em comum entre eles, destaque para a inserção de opções mais saudáveis.

O diretor Júlio Nascimento falou sobre o desenvolvimento de produtos da Fruki com redução de açúcar. Ele lembrou sobre as novas normas do Ministério da Saúde, mas garantiu que a indústria trabalha há dois anos com esse objetivo, a ponto de ter todo o mix de refrigerantes adequado às metas de 2022. Em calorias, a versão guaraná reduziu de 90 para 70 kcalorias por 200ml, por exemplo. Em paralelo, a fábrica também investe em novos produtos, como o suco e a cerveja, que chega ao mercado ainda este mês.

Com apenas seis anos de história, José Inácio Turatti, da Divine Chocolates, contou para o público sobre a aposta em qualidade. Para se fazer conhecida e conquistar espaço, o empresário falou da força das degustações e dos desafios que ainda hoje precisam ser superados para se colocar em certos mercados. Alternativas zero lactose, com vitaminas e fórmulas com cacau acima da média fazem parte do mix que influenciam positivamente na trajetória. “Criamos a Divine para fornecer chocolates para a fábrica de sorvetes da família. Hoje ela já fatura mais e temos muitos planos interessantes para colocar em prática”.

A experiente Florestal Alimentos trouxe para o evento um resumo da história de 82 anos. O diretor Maurício Weiand listou inúmeras referências de inovação, como a bala de coração com recheio de leite condensado e a bala de café, lançada há 20 anos e ainda comercializada. “A renovação tem que ser constante, tendo em vista o resultado das vendas. A gente gosta de arriscar”, revelou. Prova disso é o ingresso recente no mercado de suplementos através da marca Flofarma Flopi, todos sem açúcar. No mix das marcar Florestal e Boavistense, só neste ano foram 46 lançamentos.

 

Tecnovates

Como última atividade do Meeting, Simone Stülp do Tecnovates fez um convite aos empresários para que conheçam a estrutura e inovem com apoio do que a estrutura tem a oferecer. “No ano passado surgiram duas parcerias a partir da Jornada. Nosso objetivo é aproximar pesquisadores das empresas por meio de projetos”.

 

 

CIC Vale do Taquari

Mais notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa  Política de Privacidade.